No primeiro capítulo da Websérie “Eu e o ISC”, os professores fundadores explicam o processo de formação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Do sistema de cátedras à criação do ISC, em 1994, foram muitos os caminhos trilhados até a consolidação do Instituto como uma unidade autônoma de ensino, pesquisa e extensão.

O vídeo dedicado à fundação traz depoimentos dos professores Sebastião Loureiro, Jairnilson Paim, Carmen Teixeira e Naomar Almeida Filho, além de fotos e documentos que ajudam a contar a trajetória do Instituto de Saúde Coletiva.

A websérie comemorativa dos 25 anos do ISC é produzida pelo Laboratório de Audiovisual do Instituto. O roteiro é elaborado pelo jornalista Egberto Siqueira, com imagens e edição de Robério Lopes e videografismo de Gilson Rabelo, Anannda Meneses e Cath Gomes. No total, serão exibidos 10 vídeos, com diferentes temáticas, desde a criação até os principais estudos que colocaram o ISC no cenário internacional da saúde coletiva.