Recolocar em pleno movimento uma cidade de mais de 50 mil pessoas não é algo trivial. O que já seria uma ação complexa em condições normais torna-se um desafio ainda maior em tempos de pandemia, dada a necessidade de se garantir condições seguras à vida e à saúde dessa imensa comunidade. Atenta a isso, a UFBA iniciará o semestre letivo 2022.1 realizando uma Semana de Acolhimento, voltada a orientar e tirar dúvidas de docentes, técnicos e estudantes antes do tão esperado reencontro presencial.

A Semana de Acolhimento acontecerá de 07 a 11 de março, com uma programação online de palestras e mesas que discutirão o cenário epidemiológico e trarão orientações acerca dos protocolos de biossegurança a ser adotados pela comunidade, além de informações sobre procedimentos acadêmicos, assistência estudantil e suporte tecnológico em função da pandemia. Além da programação de mesas (veja abaixo), a Semana terá uma programação artística (a ser divulgada em breve) e engloba também as atividades que as unidades estão preparando para acolher suas respectivas comunidades – em alguns casos, já prevendo atividades presenciais, observando os devidos protocolos.

Na Semana de Acolhimento, a recomendação é que as aulas dos componentes curriculares presenciais sejam ministradas excepcionalmente online, deixando assim para o dia 14 a efetiva retomada presencial (veja abaixo como acessar o ambiente virtual). Além de acolher as turmas e apresentar programas de curso, nessa primeira semana, os docentes poderão solicitar comprovação vacinal aos estudantes que ainda não apresentaram esse documento, a fim de atualizar as listas de controle de situação vacinal de cada turma – às quais todos os professores poderão ter acesso, a partir de 03 de março, através do link vacina.ufba.br, usando a credencial UFBA (os mesmos usuário e senha do e-mail UFBA). Felizmente, 98,5% dos mais de 41 mil membros da comunidade que responderam ao Formulário de Controle da Situação Vacinal informam já ter completado o ciclo vacinal.

Durante essa primeira semana de atividades majoritariamente online, os mutirões que atuam na preparação da estrutura física dos campi continuarão seu trabalho, a fim de deixar os espaços da universidade em condições de uso semelhantes às de antes da pandemia, agora adaptados aos protocolos de biossegurança.

A decisão de retomar atividades presenciais em conformidade com requisitos de biossegurança foi tomada pelo Conselho Universitário em 12 de novembro de 2021 e ratificada na reunião do dia 23 de fevereiro de 2022, após avaliação do cenário epidemiológico com base em dados do Comitê de Assessoramento da Covid-19 na UFBA. Em Nota Técnica recente, o Comitê aponta já haver sinais de retração da atual curva de novos casos da Covid-19, indicando também que o índice de mortalidade pela doença tende a entrar em descenso nas próximas semanas – quadro favorável, portanto, à retomada de atividades presenciais na UFBA por pessoas com ciclo vacinal completo e seguindo protocolos de proteção individual e coletiva.

Saiba como acessar o Ambiente Virtual da UFBA:

1. Acesse http://www.ava.ufba.br;
2. Entre no sistema usando e-mail UFBA e senha;
3. Clique em “Meus Cursos” e visualize as disciplinas criadas para o semestre;
4. Para instruções de uso da sala no AVA UFBA, acesse os tutoriais 1 e 2 da trilha formativa “Moodle e suas funcionalidades”.

5. Veja como ministrar uma aula usando a plataforma Videoconferência Web da RNP ou a plataforma Google Meet, na trilha formativa “Recursos Digitais“.

Conheça a programação da Semana de Acolhimento
Assista em youtube.com/tvufba

07 de março, 16h – Reflexões sobre a Pandemia de Covid 19: situação atual, perspectivas e controvérsias

Gulnar Azevedo e Silva