No dia 02 de junho (sexta-feira), das 8h às 9h30, acontece a roda de conversa “Analisar a atividade para compreender a relação saúde-trabalho: o caso da segurança em sistemas de alto risco”, com Francisco Lima, professor titular da Escola de Engenharia da UFMG. O pesquisador, que é engenheiro mecânico (UFMG) e doutor em ergonomia (CNAM-Paris), com pós-doutoramento em Ergologia (Université de Provence – França), coordenou o Laboratório de Ergonomia e os cursos de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Ergonomia na instituição.

A sessão é uma atividade conjunta do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC/ISC) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho (PPGSAT/Fameb) da UFBA. A atividade será realizada na sala 1 do ISC.

O tema da sessão foi proposto diante de um cenário no qual, mesmo diante de grandes avanços na prevenção de acidentes, ainda acontecem acidentes graves e mesmo catastróficos, cujas análises conseguem identificar múltiplos fatores, em diversos níveis: econômicos, regulação social, governança, gestão, humanos e técnicos. Contudo, há pouca eficácia para traduzir conhecimentos analíticos em ações de prevenção. “Além das dificuldades de integração dos múltiplos fatores, vieses das análises retrospectivas impedem a adoção de medidas preventivas pertinentes e efetivas. Propomos discutir como a análise da atividade contribui para preencher essas duas lacunas”, aponta a organização da sessão científica.

Data: 02 de junho de 2023
Horário: 8h às 9h30