Com informações do Cidacs/Fiocruz Bahia

Para comemorar o aniversário de 3 anos, o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) realiza nesta sexta-feira, dia 6 de novembro, um seminário especial com a participação de Sabina Leonelli, premiada professora da Universidade de Exeter, no Reino Unido. Leonelli é vencedora do Prêmio Lakatos 2018, importante reconhecimento na filosofia da ciência.

O evento começa às 9 horas, no auditório do Parque Tecnológico da Bahia. Além da palestra, também haverá debate com a presença do professor e pesquisador Marcos Barreto, do pesquisador Gustavo da Matta e do professor Giovanni Rolla.

Sobre o Centro

O Cidacs se situa em Salvador, Bahia, com a atuação de cerca 80 pesquisadores, com mais de 20 formações distintas, usando tecnologia do Big Data para responder questões científicas que surgem entre as cinco plataformas de pesquisa, dentre elas a Bioinformática, a Coorte de 100 Milhões de Brasileiros, a Epidemiologia Genômica (Epigen-Brasil), a Equidade e Sustentabilidade e a Tecnologia e Inovações do SUS, todas que se voltam ao pensamento que a tecnologia, a supercomputação, pode ajudar a resolver problemas sociais históricos, como as desigualdades sociais e seus efeitos na saúde das populações.

Sob a coordenação do médico, epidemiologista e Professor Emérito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Mauricio Barreto, o Cidacs está articulado com instituições de fomento como a Bill & Melinda Gates Foundation, O National Health System e Wellcome Trust. Entre parcerias científicas, se destacam instituições nacionais como Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas (UFMG), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e instituições internacionais, como a Universidade de Glasgow, London School Hygiene & Tropical Medicine (LSHTM), entre outras.