O Saúde Coletiva em Debate desta sexta-feira (31) vai colocar em discussão possíveis novos caminhos para que a universidade pública contribua para a reconstrução da democracia no Brasil. O seminário acontece às 10 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no campus Canela.

Para falar sobre o assunto, convidamos Naomar Almeida Filho, professor titular aposentado do ISC/UFBA e professor visitante no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), onde ocupa a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica. A sessão será coordenada pela professora Liliana Santos (GETEGS/ISC/UFBA).

O seminário abordará os desafios da reinvenção dos processos educativos em um mundo globalizado cujo acesso a tecnologias é restrito a quem pode pagar por elas. Na discussão, serão apontadas matrizes do pensamento decolonial e as alternativas para enfrentamento do conjunto de crises vivenciadas no país. A sessão contará com a participação mais ativa de residentes, mestrandos e doutorandos do ISC na elaboração de questões sobre o tema, que serão respondidas pelo professor Naomar.

O seminário é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

🗓 Data: 31/03/2023 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
🌐 Título da sessão: “Recriar a Universidade Pública para reconstruir a democracia”
✔ Expositor:
Naomar Almeida Filho (ISC/UFBA e Cátedra Alfredo Bosi IEA/USP)
✔ Coordenação:
Liliana Santos (GETEGS/ISC/UFBA)
💻 Transmissão: Canal do ISC no YouTube (https://www.youtube.com/labvideoisc)