Semana de abertura do ISC terá oficinas e seminário com relator especial da ONU

A Semana de Abertura do ano letivo de 2016 do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) acontecerá de 4 a 8 de abril com programação voltada para os novos alunos de graduação e pós-graduação do Instituto. As atividades incluem oficina, roda de conversa e integração entre alunos novos e veteranos, além do seminário “Água e saneamento como direitos humanos”, no dia 8 de abril (sexta-feira), com Leo Heller, pesquisador do Centro de Pesquisas René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz e relator especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário da Organização das Nações Unidas (ONU). O seminário é aberto ao público.

A sessão de abertura da programação contará com a presença dos/as professores/as Isabela Cardoso e Ana Luísa Vilasbôas, respectivamente diretora e vice-diretora do ISC, e Luis Eugenio de Souza e Maria Guadalupe Medina, coordenador e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (PPGSC-ISC/UFBA). Ao longo da semana serão realizadas visitas aos programas integrados do Instituto, oficinas sobre o uso de ferramentas de pesquisa bibliográfica em ambiente virtual e apresentações sobre “Sistemas Nacionais de Informação em Saúde”. Grupos de estudantes também visitarão a Biblioteca Universitária de Saúde (BUS) e terão acesso a fontes de informação em saúde.

O último dia da programação começa com o seminário “Água e saneamento como direitos humanos”, das 10h às 12h, no auditório do Instituto. O palestrante, Leo Heller, é docente aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atua como professor voluntário e relator especial da ONU desde 2014. Encerrando a programação, será realizada uma integração entre alunos novos e veteranos e roda de conversa sobre a representação estudantil. Em seguida, haverá uma confraternização.

Veja aqui a programação completa.