O Brasil já se aproxima de 173 mil mortes causadas pela Covid-19, de acordo com levantamento do consórcio de veículos de imprensa, elaborado a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. A evolução no número de casos tem impulsionado muitas discussões em torno de uma possível segunda onda da doença. Mas o que dizem as evidências científicas e os especialistas sobre isso? Para discutir o assunto, o projeto ObservaCovid promove nesta terça-feira (01), às 10 horas, o webinário “Pandemia de Covid-19: temos uma segunda onda?”.

A sessão será transmitida ao vivo através do canal do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) no YouTube (youtube.com/labvideoisc).

Os nossos convidados são Maria Yury Ichihara (Cidacs/Fiocruz-BA/ Rede CoVida), Eduardo Hage Carmo (UFBA/Fiocruz-BA/Rede CoVida) e Daniel Villela (Procc/Fiocruz-RJ). O debate será coordenado pela professora Glória Teixeira (ISC/UFBA).

Sobre o projeto ObservaCovid

O ObservaCovid reúne sete subprojetos e uma ampla rede de pesquisadores/as em torno da tarefa de analisar modelos, estratégias e ações de vigilância em saúde em diferentes níveis de atenção, tendo em vista a redução da exposição ao risco de contaminação na população e em trabalhadores de saúde, a detecção precoce de casos e o encaminhamento em tempo adequado de pacientes para a assistência especializada e hospitalar.

O projeto de pesquisa foi apresentado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com base na concepção de vigilância em saúde construída no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) nas últimas três décadas.