Matéria publicada em 25 de julho de 2020.

25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. No Brasil, o dia também homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola que resistiu à escravidão por duas décadas.

Para marcar a data, o Instituto de Saúde Coletiva apresenta o vídeo completo da campanha “Julho das Pretas no ISC”, uma série de depoimentos especiais gravados por professoras e estudantes que dão voz às lutas e conquistas das mulheres negras.

Participações:

Joilda Nery – professora do ISC/UFBA
Fabiane Soares – doutoranda do ISC/UFBA
Gabriela Silva – doutoranda do ISC/UFBA
Viviane Silva de Jesus – doutoranda do ISC/UFBA
Marília Anjos – doutoranda do ISC/UFBA
Idália Oliveira – aluna especial de pós-graduação do ISC/UFBA
Dandara Ramos – professora do ISC/UFBA

Ficha Técnica:

Edição – Egberto Siqueira
Videografismo – Gilson Rabelo[:en]

July 25 is the International Day for Afro-Latin American and Caribbean Black Women. In Brazil, the day also honors Tereza de Benguela, a quilombola leader who resisted slavery for two decades.

To mark the date, the Instituto de Saúde Coletiva presents the full video of the campaign “Julho das Pretas no ISC”, a series of special testimonies recorded by teachers and students who give voice to the struggles and conquests of black women.

Participations:

Joilda Nery – ISC / UFBA professor
Fabiane Soares – ISC / UFBA
doctoral student Gabriela Silva – ISC / UFBA doctoral student
Viviane Silva de Jesus – ISC / UFBA
doctoral student Marília Anjos – ISC / UFBA doctoral student
Idália Oliveira – special postgraduate student graduation from ISC / UFBA
Dandara Ramos – professor at ISC / UFBA

Datasheet:

Edition – Egberto Siqueira
Videografismo – Gilson Rabelo[:es]

El 25 de julio es el Día Internacional de las Mujeres Negras afro-latinoamericanas y caribeñas. En Brasil, el día también rinde homenaje a Tereza de Benguela, líder quilombola que resistió la esclavitud durante dos décadas.

Para marcar la fecha, el Instituto de Saúde Coletiva presenta el video completo de la campaña «Julho das Pretas no ISC», una serie de declaraciones especiales grabadas por profesores y estudiantes que dan voz a las luchas y conquistas de las mujeres negras.

Participaciones:

Joilda Nery – Profesora de ISC / UFBA
Fabiane Soares –
Estudiante de doctorado ISC / UFBA Gabriela Silva – Estudiante de doctorado ISC / UFBA
Viviane Silva de Jesus –
Estudiante de doctorado ISC / UFBA Marília Anjos – Estudiante de doctorado ISC / UFBA
Idália Oliveira – Estudiante especial de postgrado graduación de ISC / UFBA
Dandara Ramos – profesora en ISC / UFBA