O projeto “Periferia em Todos os Cantos” realiza neste sábado (7) uma ação especial para promover discussões sobre saúde, desigualdades e soluções de base comunitária a jovens de bairros vulnerabilizados de Salvador. A programação inclui apresentações de música, dança, teatro, poesia e roda de conversa com o público, a partir das 14 horas, no pátio do Instituto de Humanidades, Artes e Ciência Professor Milton Santos (IHAC), localizado no campus da UFBA de Ondina. A entrada é gratuita.

As performances artísticas serão apresentadas por cerca de 60 jovens integrantes da Associação Emília Machado (AEM/BA), do bairro de Marechal Rondon, e do coletivo de educação, arte e cultura “É ao Quadrado”, do bairro Alto do Cabrito. A ideia é abordar discussões sobre violência urbana, segregação, desigualdades e saúde. “O nosso intuito é provocar a reflexão sobre estes conteúdos com a população nos diferentes cantos da cidade”, destaca Ricardo Lustosa, pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e um dos organizadores do evento.

A atividade marca o encerramento do primeiro ciclo de atividades do projeto “Periferia em Todos os Cantos”, uma iniciativa do projeto de pesquisa “Comunidade Saudáveis”, supervisionado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e financiado pela Fundação Medical Research Council do Reino Unido. O projeto de pesquisa da UFBA desenvolve estudos epidemiológicos em populações vulnerabilizadas da capital baiana, a exemplo do impacto da dengue, zika, chikungunya e leptospirose, além de investigação de sorologia animal para zoonoses e estudos de indicadores ambientais. Ao mesmo tempo, são promovidas ações participativas junto a jovens dessas comunidades com apoio das associações de moradores locais.

PROGRAMAÇÃO

07/05 (sábado) – 14 horas
Local: Pátio do IHAC/UFBA

  • Performance do grupo cultural “É ao Quadrado”
  • Apresentação do Grupo Jovens Pensantes (Associação Emília Machado)
    Teatro: Gritaram-me negra (com Michele Gomes)
    Banda: O que é o que é
    Dança: “Take me to church”
    Poesia: Racismo (com João Victor)
    Declamação: Dupla ótica (com Ítalo Vinicius)
    Banda: Raiz de todo bem
  • Roda de conversa: Desigualdades e Saúde em Salvador

Outras ações

Em março deste ano, integrantes do projeto “Periferia em Todos os Cantos” participaram de dois encontros com representantes da Secretaria de Promoção da Mulher, Infância e Juventude (SPMJ) e do Escritório de Governança Social. A partir dessas reuniões, os gestores dos respectivos órgãos firmaram uma parceria com o projeto para ampliação das ações em outros espaços públicos da cidade, a exemplo de atividades especiais na Câmara dos Vereadores e no Pelourinho, que devem ser programadas ao longo de 2022.

Como fruto dessas parcerias, os jovens já visitaram o Museu da História da Música, o Museu Náutico da Bahia, além de realizar apresentações artísticas na Associação Emília Machado (AEM/BA), localizada no bairro Marechal Rondon, e no Farol da Barra no mês passado. “A visita aos espaços públicos de cultura e história é outro objetivo que pretendemos continuar fomentando através do projeto Periferias em Todos os Cantos”, conclui Lustosa.

Em abril, jovens do “Periferia em Todos os Cantos” participaram de atividade especial no Farol da Barra