Em quatro meses de campanha, o projeto “Nós nas Ruas” já distribuiu 4.607 kits de máscaras de tecido com sabonetes, 3.215 kits de higiene e 481 kits de alimentos (lanches e cestas básicas) para pessoas em situação de rua na cidade de Salvador. A ação é desenvolvida por professores e estudantes do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e o Movimento de População de Rua da Bahia.

Os kits de higiene têm produtos como sabonetes, shampoos, álcool em gel, creme dental, escovas de dente, papel higiênico, absorventes, barbeadores, desodorantes, toalhas, máscaras de tecido e água mineral, além de panfletos com informações gerais sobre o novo coronavírus e cuidados com a higienização.

O objetivo do projeto é ajudar a conter o avanço da Covid-19 na parcela mais vulnerável da população. “Nós buscamos dar condições mínimas para que essas pessoas consigam se prevenir contra a Covid-19 em um contexto completamente adverso, que é o cenário das ruas”, explica a professora Joilda Nery, idealizadora da campanha.

Todo material é fruto de doações e distribuído em diferentes regiões da cidade de Salvador, a exemplo da Barroquinha, Pelourinho, Aquidabã, Piedade, Pau da Lima, Comércio e Água de Meninos.

A meta é continuar o trabalho pelos próximos meses, mas, para isso, a equipe precisa manter o nível mínimo de doações ativas. Segundo a professora, a demanda pelos materiais é constante, principalmente em relação aos itens de higiene necessários para garantir o autocuidado das pessoas.

“Para que consigamos manter as ações até setembro, precisamos conseguir 20 mil unidades de cada um destes itens”, destaca.

Além da entrega de kits, a equipe desenvolve atividades de educação em saúde com orientações sobre a doença e modos de prevenção para as pessoas em situação de rua atendidas pelo projeto.

Informações sobre doação de materiais podem ser obtidas através do telefone/whatsapp (71) 98655-1074. É possível acompanhar as ações desenvolvidas e as doações realizadas através das redes sociais. Instagram: @nosnasruas_ e @movimento_populacao_de_rua_ba / Facebook: @nosnasruas1