Prezados docentes e estudantes do PPGSC/ISC,

Esperamos que todos se encontrem bem!

Enfrentamos mais um momento difícil no país, que acrescenta novos desafios à pós-graduação e à ciência brasileira. Sem dúvida, todos temos como colaborar em diversas frentes, fortalecendo ações baseadas em informações pertinentes e confiáveis, orientadas pela solidariedade, defesa do direito à saúde e proteção da vida, a partir dos saberes e valores da saúde coletiva. Ao mesmo tempo, uma das maiores medidas de controle da situação impõe o recolhimento de todos.

Como todos devem saber, em 18/03/20, o Conselho Universitário decidiu suspender, por tempo indeterminado, as atividades administrativas e acadêmicas da UFBA, em consonância com a posição de fortalecimento do isolamento social. Essa decisão foi promulgada através da Portaria no. 103/2020 da UFBA, a qual prevê a manutenção de algumas atividades consideradas “essenciais”, sem fazer menção específica àquelas inerentes à pós-graduação. Para buscar informações mais precisas, a coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) manteve contato com diversas instâncias da UFBA e, em especial, com a Pró-reitoria de Pós-graduação (PROPG).

A partir desses contatos, fomos orientados a:

• suspender todas as atividades de ensino (presenciais ou à distância), que possam vir a
configurar uma oferta regular do PPGSC (mesmo que a posteriori);
• suspender qualificações e defesas dos cursos que compõem nosso Programa.

De acordo com a PROPG, algumas defesas poderão ser mantidas, em situação de excepcionalidade, desde que solicitadas e justificadas, com antecedência, através de trâmites burocráticos específicos, a serem observados entre a secretaria do PPG e a PROPG. Nesses casos, os orientadores deverão, o quanto antes, entrar em contato com a secretaria, através do e-mail ppgsc@ufba.br, para solicitar informações mais detalhadas. Caso autorizadas pela PROPG, essas defesas deverão ocorrer de forma estritamente remota. Nesses casos, o PPGSC irá orientar sobre as plataformas e procedimentos a serem adotados, em comum acordo com os orientadores dos candidatos.

Alertamos que a secretaria do PPGSC e seu colegiado se mantêm ativos remotamente,
envidando esforços para manter os compromissos institucionais e alertas ao cuidados e restrições que se fazem necessários neste momento, em que todos precisamos colaborar para desacelerar nossas atividades rotineiras e assim a propagação da pandemia da Covid-19. Conforme indicado na recente comunicação da Direção do ISC/UFBA, publicada em nosso sítio eletrônico institucional, os canais digitais de comunicação e redes sociais do ISC devem permanecer ativos e atualizados. Portanto, será importante manterem-se atentos a esses canais e, em especial, às comunicações por e-mail, eventualmente, feitas pela secretaria do PPGSC.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos!

Atenciosamente,

Coordenação do PPGSC/ISC