Estela Maria Aquino e Maria da Glória Teixeira, professoras do ISC/UFBA

[:pb]As professoras do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) Estela Maria Aquino e Maria da Glória Teixeira foram eleitas para a Academia de Ciências da Bahia (ACB). A diplomação foi realizada no dia 5 de junho, no prédio da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Na ACB, as pesquisadoras participarão como membros da área Ciências da Vida. Fundada em 2010, a entidade tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, além de estimular a formação de pesquisadores nessas áreas. Poucos mais de 60 nomes compõem o quadro atual da academia.

Estela Maria Aquino é médica, professora titular aposentada e Professora Participante Especial do Programa Especial de Participação de Professores Aposentados (PROPAP) da UFBA, como professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.

De 1990 a 2018, foi coordenadora do MUSA – Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Cooperação Técnica em Gênero e Saúde, que integra a estrutura matricial do Instituto de Saúde Coletiva. É pesquisadora do “ELSA-Brasil: Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto”. Desde 2018, participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Global sobre Políticas e Desigualdades em Saúde do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz). Publicou 97 artigos em periódicos especializados, 30 capítulos e 6 livros.

Também médica, Maria da Glória Teixeira é Professora Titular (Graduação e Pós-Graduação) e Pesquisadora na área de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Ganhou o Prêmio Fred L. Soper (Excelência em Literatura de Saúde e Educação Fundação Pan-Americana) da OPAS (1994) e venceu o Primeiro Prêmio de Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde/SUS (2000).

Em 2009, recebeu do Ministério da Saúde a Medalha de Mérito Médico da República Federativa do Brasil. Soma mais de 100 publicações: artigos completos em periódicos, livros, capítulos de livros, livros organizados, entre outros.[:]