À esquerda, professora Érika Aragão; à direita, professora Laíse Rezende

O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) comemora a participação de mais duas professoras da unidade em cargos de gestão na estrutura do Ministério da Saúde. As portarias com as nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União, no dia 24 de janeiro, pelo Ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Na nova composição do Ministério da Saúde, a professora Érika Aragão assume a diretoria do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho (DESID) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE). Já a professora Laíse Rezende é a nova diretora de Programas Estratégicos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). À frente da respectiva Secretaria está a professora Isabela Cardoso, que assumiu a gestão no dia 2 de janeiro.

Perfil das novas diretoras

Com ampla experiência na área de Economia da Saúde, Érika Aragão possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutorado em Saúde Coletiva pela mesma instituição. Desde 2015, é professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e pesquisadora colaboradora da Fundação Oswaldo Cruz.

Foi eleita presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde (Abres) para os biênios 2019-2020 e 2021-2022, além de integrar o Programa Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) do ISC/UFBA e o INCT de Inovação em Doenças Negligenciadas (Fiocruz-CDTS).

Laíse Rezende é graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), possui mestrado em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (ENSP-FIOCRUZ) e doutorado em Saúde Pública (ISC/UFBA). É professora adjunta do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), integrante do Colegiado de Coordenação do GT Trabalho e Educação na Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além de pesquisadora do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) e da Rede CoVida.

“O convite foi uma grata e dupla alegria. A primeira, por voltar a uma Secretária em que trabalhei em seu nascedouro, no mesmo governo democrático e produtor de vida e saúde do presidente Lula. A segunda alegria vem da sintonia em trabalhar com a Secretária Isabela Cardoso, que tão bem representa a área da gestão do trabalho e da educação em saúde no nosso país”, afirma Laíse Rezende.

Leia também:

Professora Isabela Cardoso assume secretaria do Ministério da Saúde