Foto: Egberto Siqueira

Referência internacional no campo da Epidemiologia, com mais de 400 artigos publicados, o professor Dario Consonni, médico e pesquisador sênior da Universidade de Milão, participa de uma série de atividades promovidas neste mês pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC/UFBA.

Um dos objetivos da visita é supervisionar projetos desenvolvidos pelos estudantes de pós-graduação do ISC na área da Epidemiologia e em processo de qualificação. A supervisão acontece até o dia 27 de julho e os agendamentos podem ser feitos pelos alunos através do e-mail pecs@ufba.br.

“A nossa expectativa é que essa visita possa contribuir para a excelência acadêmica do ISC no campo da Epidemiologia, fortalecendo a internacionalização e colaborações aos projetos dos alunos do PECS e da nossa pós-graduação”, destaca o professor Márcio Natividade, coordenador da área de concentração em Epidemiologia do ISC e integrante do Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS).

Atividades programadas

No dia 21 de julho, o professor Dario Consonni participa de uma sessão especial no auditório do Instituto de Saúde Coletiva, das 08:30 às 12:30, com alunos do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSC). Na ocasião, serão apresentados trabalhos elaborados pelos discentes inscritos previamente para a atividade.

Além das orientações de projetos, o professor também ministrará dois cursos, com duração de 8 horas cada: Análise de estudos longitudinais (nos dias 19 e 20 de julho, das 08:30 às 12:30) e “Estudos de caso-controle – desafios dos estudos de base populacional, hospitalares e viés de informação” (nos dias 25 e 26 de julho, das 08:30 às 12:30).

Segundo o professor Dario Consonni, os cursos trazem contribuições importantes para os pesquisadores que pretendem ampliar seus conhecimentos sobre os métodos em Epidemiologia. “O primeiro aborda conceitos essenciais sobre os estudos longitudinais, enquanto o segundo curso pretende destacar novos métodos em epidemiologia, a exemplo dos métodos G, capazes de atender a perguntas científicas não alcançadas pelos métodos mais clássicos”, explica.

Para Dario Consonni, a visita também abre portas para novas parcerias entre a Universidade de Milão e o Instituto de Saúde Coletiva. “Esse contato com os pesquisadores e professores estimula a possibilidade de mais projetos juntos e em várias frentes de pesquisa”, destaca o professor.

É a segunda vez que Dario Consonni visita o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Em 2017, a convite do Programa Integrado de Saúde Ambiental e do Trabalhador (PISAT), o professor participou de cursos e palestras, além de colaborar com a pesquisa sobre as consequências da exposição ao asbesto/amianto no Brasil, liderada pelo programa.

Perfil de Dario Consonni

O professor Dario Consonni é fluente em português e atua na Unidade de Epidemiologia da Fundação IRCCS Ca ‘Granda, Ospedale Maggiore Policlinico, Milão. Trabalhou em um dos maiores estudos de caso-controle sobre etiologia do câncer de pulmão no mundo, o estudo EAGLE (http://eagle.cancer.gov/), de base populacional, financiado pelo National Cancer Institute-National Institutes of Health.

Desde 2009, é responsável pela Unidade de Epidemiologia Clínica, Fundação IRCCS Ca’Granda, Ospedale Maggiore Policlinico, Milão. É professor no “Mestrado em Epidemiologia” da Associação Italiana de Epidemiologia, Universidade de Turim, Itália. É professor de Estatística e de Epidemiologia Ocupacional na Faculdade de Medicina do Trabalho da Universidade de Milão (desde 2000) e professor de Metodologia de Pesquisa na Corso di Laurea Magistrale, na Tecniche Sanitarie della Prevenzione, Universidade de Milão (desde 2008).