O Projeto PrEPara Salvador participará do Congresso de Pesquisa e Extensão da UFBA com aplicação gratuita de testes rápidos de HIV em homens que fazem sexo com outros homens, travestis e mulheres trans, de 15 a 19 anos. As testagens acontecem nos dias 30 e 31 de outubro, às 17h, na Praça das Artes, no Campus de Ondina.

Também serão realizadas atividades lúdicas sobre estratégias de prevenção combinada ao HIV e promoção da saúde sexual. As ações visam conscientizar a população adolescente LGBT sobre as práticas de prevenção às principais infecções sexualmente transmissíveis (IST) e sobre a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).

Os testes são realizados sigilosamente e os resultados entregues em 30 minutos somente aos titulares dos exames. A ampliação da testagem e do diagnóstico do HIV é uma das principais estratégias para identificação precoce de casos novos, o que possibilita o início do tratamento e a ruptura da cadeia de transmissão viral. A pessoas diagnosticadas serão encaminhados e acompanhados pela equipe do PrEPara Salvador à rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) para dar prosseguimento aos cuidados necessários.