A equipe da pesquisa EpisSAT Entregadores – Estudo Epidemiológico sobre Saúde e Trabalho, que investiga as condições de saúde e de trabalho enfrentadas pelos entregadores em todo o país, defende a implantação da Faixa Azul nas capitais brasileiras. O estudo é conduzido por pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A campanha em defesa da implementação de corredores para motociclistas nas vias de trânsito repercutiu na imprensa.

Clique aqui e confira o vídeo Faixa Azul no Trânsito – EpisSAT Entregadores em defesa da vida

Implantada em vias na cidade de São Paulo (SP), a Faixa Azul é uma sinalização de segurança entre as faixas 1 e 2, corredor onde os motociclistas já costumam circular, que organiza o espaço compartilhado entre automóveis e motocicletas. A organização do fluxo de motociclistas é uma das iniciativas que pode defender a vida desses trabalhadores do trânsito, afirmou Rita Fernandes, professora da Faculdade de Medicina da Ufba e coordenadora do EpisSAT Entregadores, à BandNews FM, nesta quinta-feira (23).

O levantamento feito pela pesquisa aponta o perfil da maior parte dos motociclistas: homens jovens, negros, com baixa escolaridade e moradores das periferias das cidades. Entre os acidentes de trânsito, um grave problema de saúde pública, os casos envolvendo trabalhadores em uso de motocicletas se destacam e se caracterizam como acidente de trabalho, e muitos envolvem mortes. Para a pesquisadora, que integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFBA, é preciso considerar o custo que as vítimas desses acidentes impõem ao Sistema Único de Saúde (SUS) e às famílias, com significativa sobrecarga do orçamento familiar.

A campanha tem por objetivo estimular o amplo debate sobre a Faixa Azul, envolvendo trabalhadores e toda a sociedade. Ao jornal Correio, a docente chamou a atenção para a urgência de políticas públicas e atividades intersetoriais voltadas para evitar a morte desses trabalhadores, incluindo profissionais da Engenharia que avaliem em quais vias a implantação da Faixa Azul pode ter grande resposta (leia a matéria: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pesquisadores-da-ufba-lancam-campanha-a-favor-da-faixa-azul-exclusiva-para-motociclistas/).

Informações sobre a pesquisa podem ser acompanhadas por meio dos perfis oficiais em redes sociais: @epissat_entregadores (Instagram) e Estudo EpisSAT (Facebook).