A nova pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA é a primeira a avaliar e demonstrar que a imunidade à dengue pode proteger contra uma infecção por zika em populações humanas. Desde que foi publicada na Science, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, na última quinta-feira (7), o assunto ganhou as páginas de versões impressas e digitais de grandes veículos do país.

A pesquisa foi feita em colaboração com a Fiocruz Bahia e outros parceiros internacionais, como a Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Os pesquisadores acompanharam 1.453 moradores do bairro de Pau da Lima, em Salvador, entre os meses de março e outubro de 2015.

Os dados mostram que nessa localidade cerca de 73% das pessoas investigadas contraíram zika durante o período de surto da doença. Mas houve redução de contágio em até 25% entre aqueles que desenvolveram anticorpos após uma infecção anterior de dengue. Em alguns subgrupos, esse percentual chegou a 44% no índice de redução.

Você também pode conferir as matérias completas através dos links abaixo.

O GLOBO

https://oglobo.globo.com/sociedade/quem-contraiu-dengue-tem-25-menos-chance-de-ter-zika-23436275

GALILEU

https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/02/estudo-indica-que-afetados-pela-dengue-teriam-imunidade-ao-zika-virus.html

TV BAHIA

https://globoplay.globo.com/v/7364811/

GAZETA ONLINE

https://www.gazetaonline.com.br/bem_estar_e_saude/2019/02/ter-dengue-pode-reduzir-chance-de-contrair-zika-1014167428.html

CORREIO*

https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/imunidade-a-dengue-pode-proteger-contra-zika-diz-pesquisa-da-ufba/

A TARDE

https://atarde.uol.com.br/bahia/noticias/2033818-estudo-revela-que-imunidade-a-dengue-pode-proteger-contra-o-zika

TRIBUNA DA BAHIA

https://www.trbn.com.br/materia/I14977/dengue-pode-proteger-contra-o-zika-diz-estudo-do-isc-ufba

IBAHIA

https://www.ibahia.com/detalhe/noticia/pesquisa-mostra-que-quem-contraiu-dengue-tem-menos-chance-de-ter-zika/