Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quais as condições reais de saúde e de trabalho enfrentadas pelos entregadores em todo o país? É o que pretende investigar a pesquisa EpisSAT Entregadores, um estudo epidemiológico promovido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A primeira etapa da pesquisa consiste na aplicação de um questionário on-line, direcionado a trabalhadores que realizam entregas por aplicativo, cooperativas, associações de entregas particulares ou contratados com carteira assinada. Para participar do estudo, os entregadores devem acessar o questionário disponível através do link: https://epissatentregadores.page.link/questionario.

De acordo com a coordenação do estudo, as informações obtidas por meio do questionário podem revelar, de forma detalhada, aspectos importantes sobre as condições de saúde e de trabalho dos entregadores, até então desconhecidas. “É possível utilizar os resultados da pesquisa para formular e buscar melhorias nas condições de trabalho, contribuindo para a proteção da vida e da saúde, a prevenção de doenças e de acidentes, como ocorre com outras categorias de trabalhadores, de acordo com estudos científicos”, explica Rita Fernandes, professora e pesquisadora do PPGSAT da Faculdade de Medicina da UFBA e do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA).

Ainda segundo a professora, os resultados poderão estimular e gerar subsídios para ações de órgãos públicos nas áreas da saúde e do direito do trabalho, voltadas à proteção dos trabalhadores. “A nossa expectativa é promover o diálogo entre os entregadores, seus representantes e a sociedade, contribuindo para a formulação de propostas de leis em favor dos entregadores e, portanto, para o aumento de sua valorização e proteção social”, destaca.

Outras informações sobre a pesquisa também podem ser obtidas através dos perfis oficiais do estudo nas redes sociais: Instagram (@epissat_entregadores) e Facebook (Estudo EpisSAT).