O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA tem 12 professores na lista dos cientistas mais influentes da América Latina, segundo o ranking internacional AD Scientific Index 2021. O índice avalia a produtividade acadêmica de cientistas de diversas áreas, considerando o desempenho total e dos últimos cinco anos.

Os professores do ISC/UFBA reconhecidos pelo índice são: Naomar Almeida Filho, Estela Aquino, Glória Teixeira, Inês Dourado, Vilma Souza Santana, Maria Guadalupe Medina, Carmen Teixeira, Ligia Maria Vieira da Silva, Rosana Aquino, Federico Costa, Leny Trad e Sheila Alvim.

O levantamento identificou os 10 mil principais cientistas latino-americanos, comparando os valores obtidos pelos pesquisadores no índice i10, índice h e pontuações de citação no Google Scholar. O índice i10 considera o número de publicações com, no mínimo, 10 citações. Já o índice h é o número de artigos com citações maiores ou iguais a esse número, por exemplo, um cientista com h = 15 tem 15 artigos que receberam 15 ou mais citações; um cientista com h = 30 tem 30 artigos com 30 ou mais citações; e assim por diante.

O AD Scientific Index também fornece classificações das instituições de ensino e pesquisa com base nas características científicas dos pesquisadores afiliados. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) conquistou a 20ª posição do ranking, com um total de 96 cientistas classificados entre os mais influentes da América Latina.