Nos dias 26 e 27 de outubro, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), em Salvador, acontece a 2ª Oficina de Trabalho da Rede de Pesquisa sobre Políticas de Saúde, que reúne pesquisadores da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS) de diversas instituições brasileiras.

A proposta do evento é congregar, pela segunda vez, pesquisadores envolvidos no projeto para analisar a conjuntura política e seu impacto no âmbito da saúde, além de discutir os produtos de investigação dos 11 eixos temáticos que compõem o Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS).

Entre os destaques da programação estão a mesa-redonda “Conjuntura política e saúde: crise, crítica e perspectivas”, com a participação de Ana Maria Costa (OAPS/Cebes/Alames), Jorge Solla (Deputado Federal) e Lígia Bahia (Conselho Consultivo do OAPS); a conferência “Análise Política em Saúde: contribuição do pensamento estratégico”, ministrada por Leonardo Federico (Universidad de Lanus) e pelo Prof. Mario Testa (videoconferência). No final do primeiro dia, será lançado o livro “Análise política em saúde: contribuição do pensamento estratégico”, de Leonardo Federico.

A mesa-redonda, a conferência e a plenária final do evento terão transmissão online pelo endereço: aovivo.ufba.br/saude.

Histórico

O Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), através do coletivo de pesquisadores do Programa Integrado de Pesquisa e Cooperação Técnica em Política, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, sob a coordenação do Prof. Jairnilson Paim, apresentou em 2013 ao CNPq um projeto de pesquisa voltado para o aprofundamento das análises políticas e desenvolvimento de análises de políticas públicas na área de saúde, com a participação de diversos centros de pesquisa.

O desenvolvimento do projeto contemplou a conformação de uma Rede de Pesquisadores da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS), responsável pela execução de vários sub-projetos. O trabalho desenvolvido em 2015 gerou, entre outros produtos, o Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) e o Centro de Documentação Virtual (CDV), lançados oficialmente durante o 11º Congresso da Abrasco, em Goiânia, este ano.

Dia 26.10 (segunda-feira)

8h30 – Abertura: Boas Vindas aos participantes e apresentação da proposta de trabalho da Oficina

9h – Mesa-redonda: Conjuntura política e saúde: crise, crítica e perspectivas
Expositores:
a) Ana Maria Costa (OAPS/CEBES/ALAMES)
b) Jorge Pereira Solla (Deputado Federal)
c) Ligia Bahia (Conselho Consultivo OAPS)

12h – Intervalo para Almoço

Comunicações Coordenadas: Apresentação dos produtos dos projetos que integram o OAPS

14h – CC 1: Análise do Processo da Reforma Sanitária Brasileira no Período 2007 a 2016 (Carmen Teixeira, Liz Magno, Vinícius Ribeiro e pesquisadores envolvidos)
14h30 – CC 2: Acompanhamento de Iniciativas do Poder Legislativo Federal em Saúde (Ana Costa e pesquisadores envolvidos)
15h – CC 3: Acompanhamento das Decisões Judiciais Relativas à Saúde (Luiz Eugenio e pesquisadores envolvidos)
15h30 – CC 4: Estudos e Pesquisas em Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (Sebastião Loureiro, Érika Aragão e pesquisadores envolvidos)
16h – CC 5: Estudos e Pesquisas em Atenção primária e Promoção da Saúde (Guadalupe Medina, Ana Luiza Vilasboas e pesquisadores envolvidos)
16h30 – CC 6: Políticas de Gestão do Trabalho e Educação permanente no SUS (Isabela Pinto e demais pesquisadores envolvidos)
17h – CC 7: Modelos de Gestão Hospitalar no SUS (Isabela Pinto e demais pesquisadores envolvidos)

17h30 – Intervalo

18h – Conferência: Análise Política em Saúde: Contribuição do pensamento estratégico – Leonardo Federico (Universidad de Lanus) e Prof. Mario Testa

19h – Lançamento do livro “Análise política em saúde: Contribuição do pensamento estratégico”, de Leonardo Federico.

Dia 27.10 (terça-feira)

08h30 – CC 8: Análise de Políticas de Saúde voltadas para a infância (Monique Esperidião e pesquisadores envolvidos)
09h – CC 9: Análise de Políticas de Saúde Bucal no Brasil (Sonia Chaves e pesquisadores envolvidos)
09h30 – CC 10: Políticas de Medicamentos, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária (Ediná Costa e pesquisadores envolvidos)
10h – CC 11: Análise Sócio-histórica de Políticas de Saúde (Lígia Maria Vieira da Silva e pesquisadores envolvidos)

10h30 – Intervalo

11h – Reunião do Conselho Consultivo do Oaps | Grupos de Trabalho por Eixo Temático

12h – Intervalo para Almoço

14h30 – Plenária Final: Discussão dos produtos da Rede de pesquisa e apresentação das propostas do Conselho Consultivo para encaminhamento do trabalho dos eixos de pesquisa e do funcionamento do OAPS.