[:pb]Avaliar os efeitos dos determinantes socioeconômicos, programas de transferência de renda e da atenção primária à saúde na incidência, prevalência, hospitalização, adesão ao tratamento e mortalidade por HIV/aids. É o que propõe o projeto DSAIDS – Determinantes sociais do HIV/aids, que será lançado oficialmente na próxima quarta-feira (16), às 16 horas, com transmissão ao vivo pela internet.

Durante o evento, a equipe de pesquisadores pretende destacar as principais estratégias, metodologias, aplicabilidades e parcerias construídas para a execução do projeto. Também participam do lançamento representantes das instituições de pesquisa envolvidas e do Ministério da Saúde (veja programação completa abaixo).

Sobre o projeto

O projeto DSAIDS – Impacto dos determinantes sociais, transferência de renda e atenção primária à saúde no HIV/aids: abordagens retrospectiva e prospectiva com base na coorte de 100 milhões de brasileiros – é liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) em colaboração com o Cidacs/Fiocruz Bahia e com o Department of Health Policy and Management and Community Health Sciences/Fielding School of Public Health/Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA).

O estudo utilizará uma das maiores bases de dados longitudinais existentes: a Coorte de 100 Milhões de Brasileiros – do Cidacs/Fiocruz Bahia – que será integrada com as bases de dados nacionais de monitoramento do HIV/aids, cedidas pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI). Com base nesses dados e na Plataforma Brasileira para Projeções em Saúde, do ISC/UFBA, serão criados modelos matemáticos de projeções para avaliar o impacto de intervenções no controle do HIV/aids até 2040.

O projeto é financiado pelo NIH/Estados Unidos da América, e apoiado pelo DCCI/Ministério da Saúde.

Lançamento do estudo DSAIDS – Determinantes Sociais do HIV/aids
Data: 16 de junho de 2021, às 16h
Inscrições: https://bit.ly/3c0Pc0n | Transmissão: Canais do ISC e Cidacs/Fiocruz no Youtube
Observação: Evento com tradução simultânea em inglês para convidados na plataforma Zoom.

16:00 – Abertura

• Luis Eugenio de Souza (ISC/UFBA) – Vice-coordenador do projeto no Brasil (5 min)

16:05 – Representações institucionais

• Paulo César Miguez de Oliveira – Vice-reitor da UFBA (UFBA) – (5 min)