O professor Luís Eugênio de Souza (ISC/UFBA) discutiu os desafios políticos e econômicos da saúde no Brasil durante o segundo seminário semanal de 2020 da Faculdade de Saúde Pública e Política da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM). O evento foi realizado no dia 21 de janeiro, em Londres, Inglaterra.

Com o título “A luta pela saúde como um direito universal no Brasil”, a apresentação do professor abordou os avanços do SUS, desde sua criação, em 1988, até os limites e os retrocessos ameaçados atualmente. Após a palestra, a discussão girou em torno de questões relativas ao financiamento da saúde, à democracia no Brasil e ao papel da academia na defesa do direito à saúde.

Luís Eugênio de Souza é professor do ISC/UFBA desde 2004, onde coordena o Programa de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS). Desde outubro de 2019, encontra-se em Londres, como professor visitante pelo Programa de Internacionalização Capes/UFBA, atuando como honorary researcher fellow no Departamento de Pesquisa em Política e Serviços de Saúde da LSHTM.