Um espaço para compartilhamento de saberes e produção de novas tecnologias voltadas para a área da educação em saúde. Essa é a proposta do Núcleo de Tecnologias da Aprendizagem e Conhecimento em Saúde (NUTACS), um projeto coordenado pelo Instituto de Saúde Coletiva, em parceria com a Escola de Enfermagem e a Escola de Nutrição da UFBA. As experiências e estratégias de ação do Núcleo foram discutidas em um encontro promovido por representantes das três unidades envolvidas no dia 21 de julho.

A reunião contou com a participação dos professores Luis Eugenio de Souza (diretor do ISC/UFBA), Juliana Amaral (diretora da EEUFBA), Mônica Leila Portela (vice-diretora da ENUFBA), Maria Carolina Ortiz (EEUFBA), Lílian Lessa Andrade (ENUFBA), Marcele Paim (ISC/UFBA) e da pedagoga Caroline Melo (EEUFBA).

Na abertura do encontro, a pedagoga Carolina Melo apresentou a história, os objetivos, a estrutura disponível, principais produções e as estratégias de atuação desenvolvidas pelo NUTACS nos últimos anos. Após a apresentação, o grupo compartilhou experiências, apontou expectativas e discutiu propostas para a execução das atividades do Núcleo nos próximos semestres.

Criado em 2015, o NUTACS tem como objetivo pesquisar, planejar, desenvolver, utilizar e avaliar métodos, técnicas, procedimentos, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações de aprendizagem mediada por tecnologias da aprendizagem e conhecimento.

“O Núcleo apoia professores e estudantes no desenvolvimento de material didático audiovisual e está à disposição de todos”, destaca o professor Luis Eugenio de Souza, diretor do ISC/UFBA. Dentro do apoio oferecido à comunidade acadêmica e aos profissionais de saúde, o Núcleo é responsável pela produção de materiais instrucionais voltados para ações de educação em saúde e educação popular em saúde.

Para a professora Juliana Amaral, o NUTACS desempenha um papel especial para as unidades envolvidas ao possibilitar o compartilhamento de saberes e práticas pedagógicas mediada por tecnologias educacionais. “O apoio do NUTACS à Escola de Enfermagem no desenvolvimento de projetos e produtos de educação em saúde e para formação de profissionais de saúde é crescente e permanente, indo ao encontro da educação ética, multidimensional, planetária, multicultural e transformadora”, observa.

A vice-diretora da Escola de Nutrição, Mônica Portela, também comemora a parceria com o NUTACS nos últimos anos e aposta em novas contribuições para os cursos de Nutrição e Gastronomia da ENUFBA. “Vemos isso com grande expectativa e estamos dispostos a colaborar cada vez mais com o Núcleo. Já tivemos muitos projetos e produtos desenvolvidos com essa parceria e mantemos aberto o convite à comunidade, para construção de novos projetos e produtos”, avalia.

Produções NUTACS

Entre os trabalhos mais recentes desenvolvidos pelo Núcleo de Tecnologias da Aprendizagem e Conhecimento em Saúde (NUTACS), está a elaboração de peças gráficas educativas destinadas a profissionais de enfermagem que atuaram na linha de frente da Covid-19. O material traz informações sobre como prevenir a contaminação pelo coronavírus nos serviços de saúde, dicas sobre a organização de pacientes nos serviços de triagem das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e medidas a serem adotadas pelos trabalhadores da enfermagem no próprio domicílio.

O trabalho é fruto de uma parceria entre o NUTACS e o Comitê de Enfermagem para o Enfrentamento da Covid-19, formado por representantes dos sindicatos de enfermagem dos setores público e privado da Bahia, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-BA), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-BA) e a Escola de Enfermagem da UFBA. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui e acesse o artigo com o relato completo da experiência.

Conheça também outras ações desenvolvidos pelo NUTACS:

Cartilha de Alimentação Saudável – produto da parceria NUTACS e o Projeto de Alimentação Saudável na Escola

Cartilha Digital Oncohematológica – produto da parceria NUTACS e o Programa Permanecer da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE/UFBA)