O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia manifesta seu pesar pelo falecimento de Antônia dos Santos Garcia, líder comunitária e fundadora da Federação Baiana dos Bairros de Salvador, participante dos movimentos negro e feminista, socióloga, mestre em Geografia (UFBA, 2001) e doutora em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ, 2006), pesquisadora associada do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (UFBA).

Além de tudo isso, Antônia Garcia foi uma importante militante da Movimento da Reforma Sanitária Brasileira. A Associação de Moradores de Plataforma (AMPLA) teve, sob sua direção, uma história forte na luta por saúde. Como ela disse em entrevista a Joana Molesini:

“a gente participou da construção da ideia da Reforma Sanitária (…) a gente passou a discutir que a saúde preventiva era fundamental, que não bastava botar postos de saúde, que a população tinha direito à qualidade de vida que representasse a condição de vida favorável, a se ter de fato saúde; saúde como direito, saúde numa compreensão muito ampla de bem estar social”.

Antônia Garcia deixou muitos amigos no Instituto de Saúde Coletiva. Neste momento de dor e de perda, o ISC-UFBA se solidariza com todos os familiares e amigos de Antônia Garcia.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza

Diretor