O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta o falecimento do médico e professor emérito da UFBA Almério de Souza Machado.

Graduado em medicina pela UFBA em 1958, Almério Machado cursou a residência médica (1958-60) na Universidade antes de especializar-se em pneumologia (1961-62) na Universidade de Pittsburgh (Pensilvânia, EUA). No retorno, ingressou em 1963 na carreira docente na Faculdade de Medicina da Bahia, onde se tornaria professor emérito em 2009. Lecionou também na Escola Bahiana de Medicina de 1980 a 2000, atuando ainda em importantes hospitais públicos e privados, com destaque para as Obras Sociais Irmã Dulce, de 1970 a 2002.

Como pesquisador, Almério Machado tornou-se referência na área de pneumologia, com diversos artigos publicados. Foi sócio fundador das sociedades brasileira e baiana de pneumologia (desde 1974) e membro de diversas associações médicas, como Academia de Medicina da Bahia (membro emérito), Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Cancerologia e Sociedade Brasileira de Clínica Médica, de cuja sessão regional baiana foi presidente.

A comunidade do ISC/UFBA manifesta profundo pesar, ao tempo em que se solidariza com familiares, amigos e admiradores do professor Almério Machado, em especial os ex-diretores Adelmir de Souza Machado, do Instituto de Ciências da Saúde, e Carolina de Souza Machado, da Escola de Enfermagem, seus sobrinhos.

Em homenagem ao professor Almério, a família sugere que se façam doações às Obras Sociais de Irmã Dulce, por meio do site da instituição.

Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor
Instituto de Saúde Coletiva
Universidade Federal da Bahia