A equipe e colaboradores do projeto de pesquisa “Construindo Comunidades Saudáveis em Favelas Urbanas Brasileiras”, liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) em parceria com a Fiocruz-BA e a Universidade de Liverpool, denunciam o desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, assim como a exigência imediata da intensificação das buscas.

Solicitamos maior responsabilização das autoridades pelas vidas de Dom e Bruno, cujas investigações não têm sido priorizadas de forma adequada na Amazônia, região marcada pela exploração ilegal e pela negligência praticada pelo Estado na proteção dos territórios indígenas.

Ressaltamos que Dom contribui com o nosso projeto como voluntário, atuando como professor de inglês para jovens das comunidades de Marechal Rondon e Alto do Cabrito na cidade de Salvador. Com o compromisso, sensibilidade e paixão que marcam seu trabalho, ele conquistou grande reconhecimento e carinho dos jovens desses bairros periféricos, também negligenciados de forma sistémica pelo Estado. Juntos com eles, clamamos pelo reforço das buscas de Dom e Bruno Pereira.

Destacamos ainda que o trabalho sério e criterioso de Dom e Bruno em prol da Amazônia, povos indígenas e o meio ambiente no Brasil, há mais de quinze anos, não deve ser considerado como uma “simples aventura”. Também repudiamos que a região onde ocorreu o desaparecimento seja considerada “selvagem”, sinalizando uma forma de racismo, preconceito cultural com os povos indígenas que habitam e protegem essas áreas, além do descaso com a diversidade natural tão necessária para a vida humana no Brasil e no planeta.

Não compactuamos com qualquer tipo de omissão, negligência e irresponsabilidade com a população brasileira, com as lideranças indígenas e com os diversos movimentos sociais alvos de múltiplas violências. Defendemos todas as pessoas sérias e comprometidas com o Brasil que, assim como Dom, protegem a Amazônia, a natureza e as populações em situação de vulnerabilidade.

A equipe do projeto se une a familiares, amigos e colegas, manifestando nossa solidariedade e a defesa pela intensificação das buscas de Dom Phillips e Bruno Pereira.

Salvador, 10/06/2022

Assinam esta nota:

Equipe e colaboradores do Projeto de Pesquisa “Construindo Comunidades Saudáveis” do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia
Instituto de Saúde Coletiva – Universidade Federal da Bahia
Associação Emília Machado – Marechal Rondon
Projeto Jovens Pensantes – Marechal Rondon
Projeto Jovens Inovadores – Marechal Rondon e Alto do Cabrito
CommuniTech (Comunidades e Tecnologias) – Start up social
Cia de Arte e Cultura E ao Quadrado – Alto do Cabrito
Associação de Moradores do Alto do Cabrito e Adjacências “AMACA”
Liga Desportiva e Cultural Arena do Dique do Cabrito e Marechal
Coletivo Socioambiental e Artístico-Cultural em defesa da Praça Carlos Bastos, Pedra do Sal – Salvador (BA)
Associação Criança e Família de Rio Sena
Grupo de pesquisa da FACED/UFBA “Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia”.
Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher – NEIM/UFBA
GEM – Centro de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres, gênero, saúde e enfermagem – EE/UFBA
Laboratório de Estudos e Pesquisas Marxistas (LEMARX)
Grupos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GEPPOLE)