O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) vem, por meio desta nota, manifestar seu repúdio e indignação contra os cortes orçamentários previstos para o próximo ano e os impactos a serem gerados, sobretudo, sobre os programas de Residências Médicas e Multiprofissionais em todo o país.

Segundo os valores apresentados no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do Ministério da Saúde, a queda dos recursos para 2023 é de 60% em comparação ao ano anterior, o que representa R$ 922 milhões a menos destinados às Residências Médicas e Multiprofissionais.

Diante deste crítico cenário, o ISC enfatiza a importância das residências como estratégia de formação de profissionais, que alia intensa atividade prática com espaço para reflexão teórica, e os prejuízos incalculáveis que os cortes provocarão para a qualidade dos serviços de saúde no Brasil.