Refletir sobre a saúde da população negra com o compromisso de combater todas as formas de racismo, xenofobia, intolerância religiosa, lgbtfobia e qualquer tipo de discriminação relacionada. Esse é o objetivo do “I Seminário Norte-Nordeste Sobre Saúde da População Negra: Uma Abordagem Interdisciplinar e Interseccional”, que será realizado nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

O evento também visa integrar as comemorações pela passagem do Dia da Consciência Negra e favorecer o intercâmbio das regiões Norte e Nordeste do Brasil através da discussão técnico-científica entre pesquisadores, gestores profissionais de saúde, representantes de movimentos sociais e a comunidade, contribuindo para uma maior compreensão sobre as interrelações entre etnicidade e raça negra e seus desdobramentos na saúde.

A proposta de realização do seminário é uma iniciativa dos Programas Integrados Comunidade, Família e Saúde (FA-SA) e Epidemiologia e Avaliação de Impactos na Saúde das Populações do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), em parceria com o Procad-AM, no qual participam UFBA, UFPA e Uefs, além do apoio do grupo de trabalho Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Para mais informações, acesse o site do evento: https://seminariosaudedapopulacaonegra.webnode.com/

 

PROGRAMAÇÃO

  • DIA 1
    28/11/2019
    AUDITÓRIO DO PAF 1 – ONDINA

08:00 Credenciamento

08:30 Saudações e Abertura do evento – Leny Trad (ISC/UFBA), Joilda Nery (ISC/UFBA), Darci Neves (ISC/UFBA), Cássia Virgínia Bastos (PROAE)

09:30 – 11:00 Mesa 1: Saúde da População Negra: avanços e desafios no cenário nacional e no Norte-Nordeste. Coordenação: Edna Araújo (Uefs)

Leny Trad – UFBA

Carlos Alberto de Paulo – UFRB

Hilton Pereira da Silva – UFPA

Edcarlos Venâncio – Movimento População de Rua

11:00 – 12:30 Mesa 2: Morbimortalidade da População Negra no Brasil e no Norte-Nordeste. Coordenação: Florisneide Barreto (UFBA)

Nelson Veiga – UFPA

Altair Lira – ABPN

Andréia Santos – Uefs

Eduardo Ribeiro – UFBA

12:30 Intervalo para o almoço

13:30 – 16:30 Apresentações Orais dos resumos

AUDITÓRIO DA BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA DE SAÚDE – CANELA

TEMA 1 e 6 – Estudos epidemiológicos sobre saúde da População Negra e Violência e genocídio do povo negro. Coordenação: Joilda Nery e Diogo Sousa Silva

AUDITÓRIOS DA ESCOLA DE ENFERMAGEM – CANELA

TEMA 2 – Racismo e saúde: contribuições das Ciências Humanas e Sociais em Saúde. Coordenação: Maria Cândida Alencar de Queiroz

TEMA 3 – Resistência e ativismo no campo da saúde da população negra. Coordenação: Gabriela Silva

  • DIA 2
    29/11/2019
    AUDITÓRIO DO INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA – CANELA

08:30 – 10:30 Mesa 3: Descolonizando a saúde coletiva: novos enfoques, estéticas e territorialidades – Coordenação: Leny Trad (UFBA)

Fran Demétrio – UFRB

Jeane Saskia – UFRB

Naira Gomes – Marcha do Empoderamento Crespo

10:30-12:00 Mesa 4: Saúde dos Povos Tradicionais. Coordenação: Diana Anunciação (UFRB)

Roberto Lacerda – UFS

Denize Ribeiro – UFRB

Climene Camargo – UFBA

Maria do Socorro Bastos – UFPA

12:00 Intervalo para o almoço

13:30 – 16:30 Apresentações Orais dos resumos

SALAS DO PAC – CANELA

TEMA 4 – Saúde dos povos tradicionais. Coordenação: Hilton Pereira da Silva/ Roberto Lacerda

TEMA 5 – Gênero, raça e saúde. Coordenação: Emanuelle Góes/ Clarice Mota

17:00 Encerramento