Nos dias 18 e 19 de abril, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA apresentaram os resultados iniciais do projeto “Ampliação da Analgesia Peridural em Trabalho de Parto em Maternidades Brasileiras”. O Fórum Analgesia Peridural no Parto foi realizado nas cidades do Rio de Janeiro (RJ) e Fortaleza (CE). Coordenado pelas professoras Mônica Almeida Neri (ISC/UFBA) e Maria do Carmo Leal (Fiocruz/MS), o projeto tem o objetivo de aumentar o conforto da mulher durante o parto e reduzir as taxas de cesárea no país.

O encontro destacou a experiência da implantação do projeto em duas maternidades piloto brasileiras: a Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro, e a Maternidade Escola Assis Chateaubriand, vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A iniciativa é resultado de uma parceria com hospitais universitários franceses – o Centro Hospitalar Universitário de Angers, coordenado pelo professor Philippe Descamps, e o Centro Hospitalar Universitário de Lille, coordenado pelo professor Damien Subtil.

Foram discutidas estratégias para redução das taxas de cesárea e para qualificação da atenção ao parto e ao nascimento com ampliação da analgesia peridural durante o trabalho de parto e fortalecimento do trabalho em equipe. A pesquisadora Mônica Nery aponta que o medo da dor do parto é uma das principais causas para o desejo da cesárea pela mulher.

O fórum contou com a participação das equipes das respectivas instituições, de gestores de Saúde estaduais e municipais, além de representantes da Sociedade de Anestesiologia do Ceará, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (ABENFO), da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). Também estiveram presentes diretores e equipes de outras unidades hospitalares interessados em aderir ao modelo.

O projeto é financiado pela Embaixada da França e Ministério da Saúde da França, representados no encontro pela Julie Maraval e Émilie Sobac, respectivamente.

Audiência no MS

Na véspera do evento, as professoras Mônica Neri e Maria do Carmo Leal estiveram em Brasília para apresentação e atualização do processo de implantação do projeto em audiência com a representante de Relações Internacionais da Embaixada da França, Julie Maraval, o Secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes, e com a Diretora de Programa da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Laíse Andrade. Bahia e Sergipe são os próximos estados nos quais ocorrerá a expansão do projeto.

*Com informações da coordenadora do projeto, Mônica Nery (ISC/UFBA).