Quais as principais estratégias nas áreas de Trabalho e Educação em Saúde adotadas nos diferentes estados brasileiros? E como essas experiências podem inspirar novas ações no combate à Covid-19? Esse são os objetivos de uma série de encontros virtuais promovida pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA com a participação de gestores das secretarias estaduais de todo o Brasil.
“Diante da pandemia, muitos desafios estão postos para pesquisadores e gestores. Por isso, resolvemos criar esse espaço para o monitoramento da Covid-19 com foco na área de Trabalho e Educação na Saúde”, explica a diretora do ISC, Isabela Cardoso, que coordena as atividades.
Os encontros são realizados semanalmente e transmitidos ao vivo através do canal do ISC no Youtube (youtube.com/labvideoisc). Durante as sessões, os convidados compartilham as experiências em relação ao enfrentamento da Covid-19 e respondem perguntas dos internautas sobre as ações de cada estado. A ideia é alcançar gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes, mas também toda a comunidade disposta a participar das discussões.
“São atividades em que boas práticas são relatadas. Isso inspira outros gestores e possibilita a troca de informações neste momento em que tudo é urgente e as estratégias precisam ser rapidamente pensadas e implementadas”, destaca a professora.
Os encontros fazem parte de uma cooperação técnica realizada pelo ISC/UFBA junto ao Ministério da Saúde como o objetivo de desenvolver uma proposta de monitoramento e avaliação da Educação Permanente em Saúde (EPS) no país. As duas primeiras rodadas ouviram gestores dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, Ceará, Mato Grosso e Acre. A proposta é contemplar todos os estados brasileiros.
Para saber a programação dos próximos encontros virtuais, é só acompanhar as nossas publicações no site e nas redes sociais do ISC (Instagram: @saudecoletiva.isc, Facebook: @saudecoletiva.isc e Twitter: @isc_ufba).
Assista aos encontros anteriores:
Encontro realizado no dia 15 de abril
Participação:
- Bruno Guimarães, diretor da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab)
- Carina Teixeira, superintendente de Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro
- Juliana Siqueira, diretora geral de Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco
Encontro realizado no dia 20 de abril
Participação:
- Fabrício André, supervisor do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.
- Silvia Tomaz, coordenadora na área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria de Saúde do Mato Grosso.
- Estela Livelli, coordenadora dos Programas de Residência Multiprofissional e em Área de Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre.