[:pb]Você sabe o que a ISC produz? O Instituto de Saúde Coletiva também vai marcar presença no “Universidade na Praça – A UFBA é nossa”, evento que acontece nesta sexta-feira (30), das 10h às 20h, na Praça Campo da Pólvora, no bairro de Nazaré. Durante todo o dia, professores e estudantes realizarão diversas exposições para mostrar à comunidade um pouco da nossa produção.

Pela manhã, a equipe da Casa Gerar de Economia Solidária em Saúde Mental apresentará o trabalho de inclusão social e promoção da saúde destinado a pessoas com sofrimento psíquico em Salvador. O projeto aposta no empreendedorismo para mudar a realidade dos usuários de saúde mental na cidade.

A programação segue com o Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, que exibirá o filme “O direito a saúde e o SUS“, produzido pelo Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), e palestra da professora Carmen Teixeira (ISC/UFBA), às 11 da manhã.

À tarde, a partir das 13 horas, será a vez da comunidade conhecer de perto o Jovens Inovadores, um projeto desenvolvido por pesquisadores do ISC com moradores do Subúrbio Ferroviário da cidade. Enquanto ajudam nas pesquisas, os participantes recebem formação nas áreas de cidadania, informática, mapeamento, além de treinamento em saúde e ambiente. No total, mais de 100 jovens já passaram pelo projeto, que envolve também cerca de 30 pesquisadores, entre estudantes e professores.

O Programa Gênero e Saúde (MUSA) também participa das atividades, a partir das 14 horas, com a apresentação de pôsteres e bate-papo com a população sobre os seguintes temas: “Parto”, “Direitos reprodutivos”, “Violência contra as mulheres” e “Racismo e saúde”.

O evento contará ainda com a presença da equipe do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), que investiga os hábitos de vida de cerca de 2 mil servidores da UFBA.

O “Universidade na Praça – A UFBA é nossa” é promovido pelo Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (Apub) e organizado com o apoio da comunidade universitária da UFBA. Toda a atividade será gratuita e aberta ao público.

Para ver a programação completa, clique aqui.

[:en]Do you know what UFBA produces? This is the question launched for the event “University in the Square – UFBA is ours”, which takes place this Friday (30), in Campo da Pólvora Square, in the neighborhood of Nazaré. Throughout the day, from 10 am to 8 pm, teachers and students will hold various exhibitions on the activities developed by UFBA. The Institute of Collective Health also participates in the event with presentation of works for the population.

The Research Seminar of the Graduate Program in Collective Health will bring to the square a dialogue exhibition of the film “The right to health and the SUS”, produced by the Observatory of Political Analysis in Health (OAPS). The activity will be conducted by teacher Carmen Teixeira (ISC / UFBA) at 11 am.

The event “University in the Square – UFBA is ours” is promoted by the Union of Teachers of the Federal Institutions of Higher Education of Bahia (Apub) and organized with the support of the university community of UFBA. The activity will be free and open to the public.

What: Dialogue exhibition of the movie “The right to health and the SUS”
Date: August 30, 2019 (Friday)
Hours: 11 hours
Location: Campo da Póvora Square, Nazaré, Salvador

Attention! With the transfer of the session to the square, there will be no Research Seminar activity in the ISC / UFBA auditorium this Friday.[:es]¿Sabes lo que produce UFBA? Esta es la pregunta lanzada para el evento “Universidad en la Plaza – UFBA es nuestra”, que tiene lugar este viernes (30), en la Plaza Campo da Pólvora, en el barrio de Nazaré. A lo largo del día, de 10 a.m. a 8 p.m., los maestros y estudiantes realizarán varias exhibiciones sobre las actividades desarrolladas por UFBA. El Instituto de Salud Colectiva también participa en el evento con la presentación de trabajos para la población.

El Seminario de Investigación del Programa de Posgrado en Salud Colectiva traerá a la plaza una exposición de diálogo de la película “El derecho a la salud y el SUS”, producida por el Observatorio de Análisis Político en Salud (OAPS). La actividad será realizada por la maestra Carmen Teixeira (ISC / UFBA) a las 11 a.m.

El evento “Universidad en la Plaza – UFBA es nuestro” es promovido por la Unión de Maestros de las Instituciones Federales de Educación Superior de Bahía (Apub) y organizado con el apoyo de la comunidad universitaria de UFBA. La actividad será gratuita y abierta al público.

Qué: Exposición de diálogo de la película “El derecho a la salud y el SUS”
Fecha: 30 de agosto de 2019 (viernes)
Horas: 11 horas
Ubicación: Plaza Campo da Póvora, Nazaré, Salvador