Reflexões sobre uma atuação saudável e positiva como agente de transformação social é questão central na palestra “Ativismo socialmente engajado como prática contemplativa”, que acontece no dia 1º de junho, às 10h, no auditório do PAF V, no Campus Ondina da UFBA. Promovida pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) e pelo Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC), a atividade terá apresentação de Jorge Mello, educador, terapeuta e monge brasileiro ordenado no Zen Budismo com o nome de Koho.

A sessão é gratuita e aberta à comunidade interna e externa à UFBA. A palestra foi proposta pelo grupo de estudos Contempleduca do ISC, considerando que experiências de militância, ativismo social e colaboração para uma sociedade mais equilibrada e pacífica são comuns na comunidade universitária e trazem repercussões no tempo e na saúde das pessoas, entre outros impactos. Para o coordenador da Pós-Graduação em Saúde Coletiva e integrante do grupo de estudos, Marcelo Castellanos, “podermos contar com a presença de uma pessoa com grande experiência no engajamento social compassivo consigo e com os outros, trata-se de uma oportunidade especial em que poderemos ampliar nossa visão sobre como aliar a busca da transformação do mundo com a prática de sermos a transformação que buscamos no mundo”.

As práticas contemplativas abarcam uma ampla variedade de valores, princípios e técnicas, baseados na ampliação de conexões consigo mesmo, com os outros e com o mundo, assim como a própria consciência. Entre os benefícios do emprego dessas práticas, encontram-se a promoção de atenção, concentração, autorreflexão e introspecção, além do manejo do estresse. O encontro objetiva promover reflexão sobre aspectos relacionados ao papel como agente de transformação social, tais como a expansão do foco de ações, os potenciais de realização e os riscos inerentes ao processo. Na palestra, devem ser abordadas também referências históricas que podem apoiar a atuação como ativista de transformação social de forma saudável, gerando benefícios para todas as partes envolvidas.

Mini-bio do convidado: Jorge Koho Mello é educador e terapeuta brasileiro. Tem formação em Shiatsu, Reflexologia e Yoga Clássico, especialização em Terapia de Família e Casais. Praticante graduado (faixa-preta 2o. Dan) e instrutor da Arte marcial japonesa Aikido. Monástico ordenado no Budismo Soto Zen, reside em Zürich, Suíça, onde coordena o Zurich Zen Center, com ênfase na espiritualidade socialmente engajada. Consultor da Ashoka.org no Programa “Spiritual Changemakers Initiative”.

Público: A participação é livre e gratuita (não serão fornecidos certificados de participação)
Data: 01/06/23
Horário: 10h
Carga horária: 90 min
Endereço: Auditório do PAF V – Av. Milton Santos – Ondina, Salvador – BA  https://goo.gl/maps/SnRJyfr2p5nPdcMX6