Reunião com a representante da Organização Internacional para Migração (OIM), Edjane Santana; representante da PROAE; professora Joilda Nery (vice-diretora do ISC/UFBA); representantes da Comissão de Direitos Humanos do NAMIR, profa. Mariangela Nascimento e Luciana Lopes

A professora Joilda Nery, vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, participou de um encontro para discutir ações e aprofundar as relações de cooperação do Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR/UFBA) com as instituições parceiras. A reunião aconteceu no dia 20 de abril, no prédio da Faculdade de Direito da UFBA, e contou com a presença de representantes da Organização Internacional para Migração (OIM), da Comissão de Direitos Humanos do NAMIR e da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil da UFBA (PROAE).

Entre as colaborações do ISC/UFBA com o NAMIR, está a articulação junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, para o desenvolvimento de ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) que acolham migrantes e refugiados. A ideia inicial é aplicar um projeto piloto em uma unidade de saúde do município, através da capacitação dos profissionais de saúde, e avaliar os resultados para replicação do modelo de atendimento em outras unidades e municípios.

Além disso, está sendo elaborada uma cartilha com o objetivo de esclarecer dúvidas diversas sobre o funcionamento do SUS para migrantes e refugiados. “A proposta da cartilha é explicar, de forma bastante objetiva, os direitos da população de migrantes e refugiados em nosso país, apresentar os princípios do SUS, as diferenças entre Atenção Primária, Secundária e Terciária, quais são as portas de entrada do sistema e os principais equipamentos, ou seja, dar uma visão geral sobre o exercício do direito à saúde dessa população”, explica a professora Yara Oyram, representante do ISC nas atividades do NAMIR.

O material conta com a colaboração de estudantes da pós-graduação do Instituto de Saúde Coletiva e deve ser publicado no segundo semestre de 2022.