Inicio Infraestrutura

Infraestrutura

Apresentação

Para facilitar o acesso às fontes de informação disponíveis e atender às necessidades de docentes, pesquisadores e alunos, o ISC conta com uma biblioteca especializada em Saúde Coletiva, com acesso on-line a sistemas internacionais de consulta bibliográfica e acervo quase inteiramente automatizado. Contribuem também com a formação dos estudantes, os laboratórios de Informática em Saúde (LIS) e Áudio e Vídeo (LAV).

Biblioteca

A biblioteca do ISC passou a integrar o conjunto de bibliotecas da área II a partir de junho de 2011, ficando sob a responsabilidade do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI), órgão suplementar criado através da Resolução nº 03/09 do Conselho Universitário, responsável pelo funcionamento sistêmico das bibliotecas da UFBA.

O acervo especializado na área de Saúde Coletiva, com aproximadamente 10.000 itens distribuídos entre livros, teses, dissertações, periódicos, folhetos, separatas e outros, estão disponíveis para consulta e/ou empréstimo através do sistema do SIBI-UFBA (http://www.pergamum.bib.ufba.br).

A biblioteca participa como centro cooperante da Rede BIREME, colaborando com o fortalecimento da BVS Saúde Pública Brasil.

Oferece serviços de comutação bibliográfica online nacional e estrangeira, através do SCAD – Sistema de Comutação de Cópias da Bireme.

Consoante ao movimento de acesso aberto à informação científica, o ISC vem desenvolvendo algumas estratégias de gestão da informação e do conhecimento, através da utilização de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação que tem como finalidade principal promover e disseminar o acesso à informação técnico cientifica produzida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Programa de Graduação em Saúde Coletiva e dos Programas Integrados, a exemplo da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD (http://www.bdtd.ufba.br) e do Repositório Comunidade ISC (https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ufba/523).

O LIS é o setor responsável pela manutenção da estrutura computacional do ISC, reunindo equipamentos de informática e programas especializados no processamento de dados em Saúde Coletiva. A estrutura física do LIS inclui duas salas de treinamento com acesso a internet, disponibilização de diversos aplicativos comumente utilizados na área de Saúde Coletiva, como TabWin 3.x, Epi Info, Epidata, Stata, entre outros, e datashow.

Atividades do LIS:

  1. Manutenção e atualização da estrutura computacional e da rede informatizada do ISC;
  2. Participação, como membro suplente, no Comitê de Ética em Pesquisa do ISC;
  3. Participante da Rede Interagencial de Informações para a Saúde (RIPSA) para o Estado da Bahia, como membro da sua Secretaria Executiva e do Comitê Gestor de Indicadores de Morbidade e Fatores de Risco. Esta rede tem como objetivo a definição e qualificação de uma matriz de dados e de indicadores de diversas áreas do conhecimento que servirão como referência para a análise da situação de saúde e seus determinantes na Bahia;
  4. Membro do Observatório de Violências e Acidentes do Estado da Bahia, iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que congrega diversas instituições no sentido de sistematizar, consolidar e analisar informações visando conhecer a situação das violências e acidentes no estado e seus determinantes;
  5. Coleta e consolidação de informações relativas às atividades dos setores e programas do ISC para elaboração do relatório anual de gestão e realização do censo de pessoal do Instituto;
  6. Atualização e manutenção do site e painel eletrônico do ISC;
  7. Membro do Grupo Técnico criado para dar visibilidade à produção científica do ISC visando definir rotinas e mecanismos para sua inserção no Repositório da UFBA;
  8. Gerenciamento do processo de utilização (reserva) das salas de treinamento do LIS;
  9. Manutenção e atualização do programa de Georreferenciamento de Endereços de Salvador – LOCALIZA;
  10. Manutenção e implementação da intranet do LIS;
  11. Discussão sobre as principais bases nacionais de dados e ferramentas de acesso a estas bases com os alunos iniciantes dos cursos de Mestrado e Doutorado;
  12. Orientação de alunos de graduação, mestrado e pós-graduação no que se refere à organização de bancos de dados para elaboração de monografias, dissertações e teses.

O Setor de Áudio e Vídeo do ISC, com capacidade para produção de vídeos educativos, atende às atividades de ensino e pesquisa do ISC e de outras instituições com as quais o Instituto mantém parceria. O LAV é um núcleo de produção audiovisual especializada em saúde e educação que tem por missão básica: documentar atividades de caráter científico e acadêmico, como congressos, pesquisas e atividades de extensão; produzir material didático para utilizar nas disciplinas e produzir vídeos educativos para a intervenção social.