O segundo semestre de 2022 foi marcado por práticas especiais para a formação dos graduandos em Saúde Coletiva do ISC/UFBA. As experiências foram compartilhadas pelos alunos durante o “Encontro Interdisciplinar da Graduação em Saúde Coletiva 2022.2”, realizado no dia 14 de dezembro, no auditório do Instituto.

O encontro reúne trabalhos desenvolvidos pelos estudantes na disciplina “Práticas Integradas em Saúde Coletiva” e vem se consolidando, a cada ano, como um importante espaço para a troca de saberes e reflexões na graduação, com foco na produção de saúde e no compromisso social.

“Esse componente curricular envolve visitas ao território e os estudantes têm uma vivência prática a partir de alguma questão específica. O encontro interdisciplinar é um momento em que todas as turmas, de diferentes semestres, encontram-se para compartilhar essas experiências e resultados de uma forma bastante lúdica e colaborativa”, destaca a professora Clarice Mota, coordenadora da graduação em Saúde Coletiva.

Segundo a professora, o encontro exalta a interdisciplinaridade proposta ao longo de todo o curso. Os trabalhos produzidos em “Práticas Integradas em Saúde Coletiva” recebem suporte de outros componentes curriculares, a exemplo da disciplina “Educação, Comunicação e Saúde”, que auxilia os estudantes na construção de peças mais dinâmicas e atrativas.

Entre os trabalhos apresentados, destaque para a radionovela “Família Abaeté”, elaborada a partir da experiência dos alunos no Distrito Sanitário de Itapuã. Durante as atividades, os estudantes visitaram diversos equipamentos sociais da região, como a Unidade de Saúde da Família KM17, o Colégio Estadual Rotary, o Parque das Dunas e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Para Yuri Silva, calouro da graduação em Saúde Coletiva, o trabalho junto às comunidades revela a importância da educação ambiental como promoção de saúde. “As vivências das equipes pelos equipamentos sociais resultaram na radionovela, que traz a saga de uma família com seus dramas e suas forças para enfrentar as adversidades. A apresentação do trabalho no encontro foi com um misto de emoções e de dever cumprido”, avalia o estudante.

Durante o encontro, também foram apresentados outros dois trabalhos produzidos pelas turmas no semestre de 2022.2. O primeiro, com foco na saúde mental, realizado no Distrito Sanitário do Centro Histórico, e o segundo, sobre a esporotricose, doença infectocontagiosa que pode afetar humanos ou animais (como cães e gatos), no Distrito Sanitário de Itapuã.

Veja, abaixo, a galeria completa de fotos: