A epidemiologista Glória Teixeira, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, é uma das indicadas ao “Baianos do Ano”, prêmio promovido pelo jornal Correio em reconhecimento às personalidades com importantes serviços prestados à Bahia em 2020.

A “urna virtual” foi aberta para receber os votos nesta terça-feira (29) e só vai fechar para apuração na quinta-feira (31), ao meio-dia (clique aqui para votar).

Glória Teixeira concorre ao prêmio na categoria Ciência pela atuação crítica e informativa na Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade, um projeto de colaboração científica e multidisciplinar focado na pandemia de coronavírus. O jornal destaca o reconhecimento nacional e internacional da pesquisadora em suas análises sobre a covid-19 no Brasil.

A professora concorre ao lado do imunologista Gustavo Cabral e a biomédica Jaqueline Goes. A lista tríplice teve a curadoria do jornalista Jorge Gauthier, especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela UFBA, coordenador de ações digitais do Correio e apresentador do programa Saúde & Bem-Estar no @correio24horas.

Além de Ciência, o “Prêmio Baianos do Ano” abrange também as áreas de Arte e Cultura, Música, Literatura, Humor e Internet, e Esporte.

O resultado com os nomes dos vencedores(as) em cada uma das seis categorias será anunciado na Coluna Baianidades, no jornal Correio do fim de semana e no site do Correio24horas.

Perfil de Glória Teixeira

Maria da Glória Teixeira é professora titular e pesquisadora na área de Epidemiologia do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Integra a Rede CoVida – Ciência, Informação e Solidariedade – uma iniciativa conjunta do Cidacs/Fiocruz e da UFBA voltada para a pandemia de covid-19.

No ano passado, foi eleita para a Academia de Ciências da Bahia (ACB). Ganhou o Prêmio Fred L. Soper (Excelência em Literatura de Saúde e Educação Fundação Pan-Americana) da OPAS (1994) e venceu o Primeiro Prêmio de Ciência e Tecnologia para o Sistema Único de Saúde/SUS (2000).

Em 2009, recebeu do Ministério da Saúde a Medalha de Mérito Médico da República Federativa do Brasil. Soma mais de 100 publicações: artigos completos em periódicos, livros, capítulos de livros, livros organizados, entre outros.