Com informações de Sayonara Moreno, da Rádio Nacional 

Uma lista de doenças relacionadas ao trabalho vai ser atualizada pelo Ministério da Saúde. Mas, para isso, é importante que a população participe da consulta pública sobre o assunto.

O ministério recebe, até o dia 2 de fevereiro, as contribuições para a formulação do documento que vai ser adotado a partir de 2020.

Este documento vai orientar os profissionais do SUS, Sistema Único de Saúde, a respeito da prevenção, diagnóstico e o tratamento das doenças que afetam a vida dos trabalhadores, de forma física, mental e social.

A consulta já começou e pode ser feita pelo site do Ministério da Saúde, na internet. Podem ser enviados relatos de pessoas conhecidas ou até mesmo conteúdo científico.

Essa revisão da lista de doenças do trabalho é determinada por lei e possibilita o acompanhamento das transformações nos ambientes de trabalho que resultem em danos à saúde dos trabalhadores.

Com a lista é possível, também, melhorar os procedimentos de diagnóstico e a elaboração de projetos de tratamento.

Outras atividades já foram realizadas pelo ministério para melhorar essa lista de doenças ligadas a atividade laboral. Agora, com a consulta pública, a pasta pode analisar as contribuições e avaliar se confirma ou modifica a lista.

A assistência a esse tipo de problema é feita por meio da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. Criada em 2002, é um sistema que integra o ministério e as secretarias de saúde.