[:pb]A 5ª edição do “escuta!”, boletim de informações do Instituto de Saúde Coletiva, já está disponível. Entre os destaques, você confere o primeiro capítulo da Websérie “Eu e o ISC”, que aborda o processo de formação do Instituto através do depoimento de professores fundadores, além de arquivos e fotos.

Clique aqui e acesse a 5ª edição do escuta!

A edição traz uma pesquisa liderada pelo ISC/UFBA que revela um elevado índice de depressão entre os cuidadores de crianças com a síndrome congênita do zika vírus. O estudo também identificou atrasos significativos no desenvolvimento cognitivo, motor e na linguagem das crianças que nasceram com microcefalia ou outras alterações neurológicas causadas pela zika.

Você confere ainda as principais atividades que marcaram as comemorações dos 25 anos do Instituto. Já na seção de vídeos, a gente mostra como foi o lançamento dos livros “SUS – Sistema Único de Saúde – Tudo o que você precisa saber”, organizado pelo professor Jairnilson Paim, e “A Constituição da Saúde Bucal Coletiva no Brasil”, de autoria da professora Catharina Matos.

E tem também o novo boletim digital lançado pelo Programa Integrado em Saúde Ambiental e do Trabalhador (PISAT). Através do vídeo, o internauta tem à disposição os resultados do estudo “Ocupação e Suicídio no Brasil, de 2007 a 2015″, que analisou os registros do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

As edições do “escuta!” são enviadas diretamente para o e-mail dos estudantes, professores e funcionários do ISC. Caso não tenha recebido, basta se cadastrar enviando uma mensagem para redacaoisc@gmail.com.[:]