O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou na última sexta-feira (1º de setembro) matéria destacando a produção do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), projeto do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) que articula uma rede de pesquisadores/as da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS) de diversos centros de pesquisas . Com o título “Observatório produz informações sobre saúde pública no Brasil”, o texto fala sobre a organização do Observatório e implantação do Centro de Documentação Virtual (CDV), além de apontar dados da produção científica do OAPS, como a publicação de livros e artigos e produção de teses e dissertações.

Lançado oficialmente há dois anos no 11º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Abrasco – Abrascão 2015, o OAPS reúne pesquisas em 11 eixos temáticos, além de produzir relatórios anuais, disponíveis para download, a partir do monitoramento de cada uma das políticas acompanhadas. O site do OAPS publica também notícias e textos para debate sobre temas relevantes da conjuntura relacionada à implantação e aos resultados das políticas de saúde no país.

A matéria do CNPq ressalta ainda o documentário do OAPS produzido especificamente para os gestores de saúde e disponível no canal do Observatório no Youtube. Assista aqui

Leia a matéria no portal do CNPq

Conheça o Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS)