[:pb]Da regulação da oferta de leitos à complexa relação entre os setores público e privado, a gestão da rede hospitalar tem enfrentado muitos desafios ao longo dos 32 anos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para trazer luz às discussões, 17 pesquisadores do campo da Saúde Coletiva estão reunidos na obra Gestão Hospitalar no SUS, organizada por Thadeu Santos e Isabela Cardoso. O livro será lançado durante o 31º Festival de Livros e Autores da UFBA, na próxima quinta-feira (25), às 16h30, através do canal da TV UFBA no YouTube.

A publicação, dividida em 7 capítulos, traça um panorama sobre os modelos de gestão adotados desde o surgimento dos hospitais até as alternativas presentes na contemporaneidade, além de discutir as múltiplas facetas da atenção hospitalar e a articulação público-privada no sistema de saúde.

“Esse livro revela o nosso esforço de trazer o debate sobre a atenção hospitalar para o campo da Saúde Coletiva, reunindo pesquisadores, múltiplos olhares sobre essa temática e dimensões de análises tão fundamentais para a produção do conhecimento sobre esse nível de atenção à saúde”, destaca a pesquisadora Isabela Cardoso, uma das organizadoras do livro.

Entre outros aspectos que impactam na gestão hospitalar, a obra traz uma análise sobre a dominância financeira presente na assistência à saúde e a importância do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) como setor estratégico para fortalecimento do SUS.

“Através desse conteúdo, o leitor poderá conhecer uma nova perspectiva sobre a auditoria em saúde e a complexidade que o acompanhamento dos contratos de gestão ao SUS”, avalia o pesquisador Thadeu Santos, organizador da obra.

O livro “Gestão Hospitalar no SUS” é publicado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba) com a participação dos seguintes pesquisadores: Jairnilson Silva Paim, Artur Chioro Lumena Furtado, Daniel Beltrami, Morris Souza, Mariana Carrera, Ana Malik, Thadeu Santos, Ana Pereira, Jean Carla Lima, Luciano Gomes, Laise Andrade, Isabela Pinto, Arthur Cardoso, José Sestelo, Luis Eugenio Souza e Monica Neri.

O trabalho é fruto de um intercâmbio de experiências promovidas pelo Eixo de Pesquisa Modelos de Gestão Hospitalar no SUS do Observatório de Análise Política em Saúde, projeto liderado pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFBA que articula uma rede de pesquisadores/as da área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS) de diversos centros de pesquisas no país.

O quê: Lançamento do livro Gestão Hospitalar no SUS
Participação: Thadeu Santos (organizador)
Data: 25 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: 16h:30