[:pb]As inscrições gratuitas para o III Colóquio Gestão Hospitalar no SUS, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2017, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), em Salvador, podem ser feitas no local do evento. Com o tema “Gestão Hospitalar no SUS: modelos de gestão, experiências, financeirização e regulação”, o evento tem o objetivo de discutir a complexidade da Atenção Hospitalar quanto à gestão sistêmica e dos serviços, bem como os Modelos Alternativos de Gestão Indireta. O colóquio é uma realização do grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Gestão em Saúde, vinculado ao Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), um projeto do ISC/UFBA.

“O SUS que está prestes a completar 30 anos abarca, quanto à gestão hospitalar, problemáticas antigas e outras novas, como as novas naturezas jurídicas. Sabidamente, as antigas envolvem subfinanciamanto, incorporação tecnológica, gestão de recursos humanos de saúde, questões infraestruturais e melhoria da resolubilidade através da complementaridade das unidades. Especificamente sobre a nova institucionalidade jurídica na gestão de serviços hospitalares, emergem problemáticas quanto à capacidade de gestão sistêmica frente à multiplicidade de modelos de gestão adotados, a implementação dos novíssimos modelos de PPP e EBSERH. A reboque, desdobram-se inquietações como: Quais as diferenças jurídicas destes modelos? Como a máquina administrativa pública monitora ou controla a prestação destes serviços contratualizados? Quais suas implicações na gestão de recursos humanos de saúde? Fala-se em vantagens, mas existem desvantagens? Quais as concepções ideológicas destes modelos e como elas reestruturam a prestação de serviços no SUS? E o controle social como fica?”, diz o texto de apresentação do III Colóquio.

A programação conta com convidados/as como Ana Maria Malik (FGV), Arthur Monte Cardoso (Unicamp), Celina de Souza (CRH/UFBA), Gisélia Santana Souza (UFBA), Isabela Cardoso (ISC/UFBA), Jairnilson Paim (ISC/UFBA), José Sestelo (ISC/UFBA), Juliana Rodrigues Carneiro da Silva (Saeb) e Rogério Princhmark (Sefaz). Clique aqui para ver a programação completa dos três dias de atividades.

Data: 20, 21 e 22 de setembro de 2017
Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). End.: Rua Basílio da Gama, s/n, campus Canela, Salvador (BA).
Formulário de inscrição

*Atualizado em 21.09[:en]Estão abertas as inscrições para o III Colóquio Gestão Hospitalar no SUS, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2017, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), em Salvador. Com o tema “Gestão Hospitalar no SUS: modelos de gestão, experiências, financeirização e regulação”, o evento tem o objetivo de discutir a complexidade da Atenção Hospitalar quanto à gestão sistêmica e dos serviços, bem como os Modelos Alternativos de Gestão Indireta. O colóquio é uma realização do grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Gestão em Saúde, vinculado ao Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), um projeto do ISC/UFBA, e tem inscrições gratuitas através deste endereço.

Informações: coloquiogestaohospitalar@gmail.com
Formulário de inscrição[:es]Estão abertas as inscrições para o III Colóquio Gestão Hospitalar no SUS, que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro de 2017, no Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), em Salvador. Com o tema “Gestão Hospitalar no SUS: modelos de gestão, experiências, financeirização e regulação”, o evento tem o objetivo de discutir a complexidade da Atenção Hospitalar quanto à gestão sistêmica e dos serviços, bem como os Modelos Alternativos de Gestão Indireta. O colóquio é uma realização do grupo de pesquisa Trabalho, Educação e Gestão em Saúde, vinculado ao Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS), um projeto do ISC/UFBA, e tem inscrições gratuitas através deste endereço.

Formulário de inscrição[:]