“Dez anos do ELSA-Brasil na UFBA: memória, resultados e perspectivas”

“Dez anos do ELSA-Brasil na UFBA: memória, resultados e perspectivas” é o tema do seminário do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), que acontece na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 16 de julho (sábado), das 14h às 17h, no auditório 2 do PAF V (Ondina). O seminário faz parte da programação do Congresso da UFBA, que reunirá uma série de apresentações, debates, seminários e ações culturais no período de 14 a 17 de julho, em comemoração aos 70 anos da Universidade.

O seminário terá as participações da coordenadora do ELSA-Brasil na Bahia, Sheila Alvim (ISC/UFBA), da vice-coordenadora Maria da Conceição Almeida (Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz – Fiocruz), da pesquisadora e ex-coordenadora do estudo, Estela Aquino (ISC/UFBA), e do pesquisador ELSA, Francisco Pitanga.

Na oportunidade, serão apresentados alguns dos resultados produzidos pelo ELSA-Brasil que constituem um conjunto de mais de 140 trabalhos, entre teses, dissertações e artigos em desenvolvimento, além de mais de 80 artigos já publicados em revistas científicas nacionais e internacionais. Entre os temas investigados pelo ELSA-Brasil estão padrões alimentares, prática de atividades físicas, comportamentos sedentários e outros hábitos ligados à saúde como estresse laboral e conflito trabalho-família, bem como consumo de medicamentos e uso de terapia hormonal pelas mulheres.

“Após mais de dez anos de desenvolvimento, o ELSA-Brasil se consolida como polo de pesquisa sobre saúde na vida adulta e no envelhecimento e segue em frente com a missão de construir a maior investigação sobre doenças crônicas não transmissíveis já realizada em adultos no Brasil”, afirma Sheila Alvim, coordenadora do estudo na Bahia. E complementa: “Compartilhar esta experiência e seus resultados nos 70 anos da UFBA é mostrar a excelência da pesquisa e do ensino que se praticam na nossa instituição e sua contribuição para as políticas públicas e para a melhoria da saúde no país”.

Sobre o ELSA-Brasil

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) é um estudo de coorte multicêntrico e multidisciplinar que acompanha o estado de saúde de 15.105 servidores/as efetivos/as de seis instituições públicas de ensino superior e pesquisa com objetivo de investigar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, principalmente as cardiovasculares e o diabetes, na população brasileira.

Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), 2.029 participantes integram a coorte do estudo. A Onda 1 (ou estudo de linha de base) foi realizada de 2008 a 2010 e, desde então, a saúde dos/as voluntários/as é monitorada por meio de entrevistas telefônicas anuais. A Onda 2 ocorreu de 2012 a 2014, com adesão de 94% dos/as participantes, e a Onda 3 terá início ainda em 2016.

Serviço

Seminário do ELSA-Brasil no Congresso da UFBA – “Dez anos do ELSA-Brasil na UFBA: memória, resultados e perspectivas”
Data: 16.07.2016
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório 2 do Pavilhão de Aulas da Federação V – PAF V (Av. Adhemar de Barros, s/n, Ondina. Salvador – BA. CEP: 40170-110)
Inscrições e mais informações: www.congresso.ufba.br