O pesquisador Maurício Lima Barreto, professor titular do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e da Fiocruz-Bahia, receberá nesta quinta-feira (27) o Prêmio Roberto Santos de Mérito Científico, lançado este ano pela Fapesb – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia em reconhecimento ao trabalho realizado por pesquisadores que contribuem para o desenvolvimento do estado.

Maurício Barreto foi o escolhido entre nove candidatos, indicados por meio de uma Consulta Pública aos pró-reitores de pesquisa das universidades baianas (federais, estaduais e particulares sem fins lucrativos), aos diretores dos institutos de pesquisa na área de Ciências da Vida sediados no estado e aos pesquisadores do CNPq atuantes na área. A Comissão responsável pela escolha do premiado foi composta por Esper A. Cavalheiro, Francisco M. Salzano e Paulo M. Buss e ratificada pela Diretoria Executiva da Fapesb.

Entre os critérios avaliados pela Comissão estão a produção científica, a publicação dos resultados em artigos científicos, livros e capítulos de livros; a preocupação com a formação de recursos humanos, especialmente em nível de pós-graduação; e o reconhecimento por seus pares, através de sua classificação como Bolsista de Pesquisa do CNPq, bem como prêmios e honrarias recebidos em sua carreira.

A premiação acontecerá nesta quinta-feira, durante a solenidade de aniversário da Fapesb, que completa 14 anos. O evento contará com a presença de secretários do estado, reitores e pró-reitores de universidades e instituições de ensino superior e pesquisa, representantes de instituições parceiras, ex-diretores da Fundação e integrantes da Academia de Ciências.

Clique aqui para ler na íntegra o parecer da Comissão.

Informações do portal da Fapesb.