Professora Elieusa Sampaio (EEUFBA), à frente de blusa azul, simula situação de emergência para a turma do curso / Foto: Gilson Rabelo

“Vocês estão preparados para salvar vidas?” Foi com esse chamamento especial que a Escola de Enfermagem da UFBA apresentou o “Curso de Extensão em Primeiros Socorros”, oferecido à comunidade do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) nos dias 14 e 15 de dezembro.

O objetivo da capacitação foi orientar professores, estudantes e funcionários sobre o uso de técnicas básicas de salvamento em situações de emergência mais comuns, como convulsão, desmaio e engasgo, antes da chegada do atendimento médico especializado. “Estamos ensinando manobras que qualquer pessoa leiga pode fazer para reanimar uma vítima. Se você souber fazer uma manobra de desengasgo em um bebê, por exemplo, já consegue aumentar a chance de sobrevivência da criança”, explica Elieusa Sampaio, professora da EEUFBA e coordenadora do curso.

Elaine Carvalho participa de silmuação de salvamento / Foto: Gilson Rabelo

Além do conhecimento teórico, os participantes do curso também puderam praticar manobras de salvamento através de simulações preparadas pela equipe da Escola de Enfermagem da UFBA. “Confesso que não tinha noção do que fazer se me debatesse com algumas das situações que foram abordadas no curso. Para mim, foi muito importante participar e sugiro que, sempre que puder, sejam oferecidas novas turmas, para aprimorar os nossos conhecimentos e capacitar mais pessoas”, destaca Elaine Carvalho, analista administrativo do Programa de Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde do ISC/UFBA.

A professora Elieusa Sampaio também reforçou com as turmas duas questões fundamentais para a prática de primeiros socorros: buscar, imediatamente, ajuda dos profissionais de saúde através do Samu (192) e manter a calma durante todo o atendimento. “Primeiro, devemos chamar ajuda antes de qualquer ação. Além disso, precisamos manter a calma para ter a segurança necessária durante os procedimentos e, assim, conseguir salvar vidas”, observa.

Para a secretária Isabela Porto (OAPS/ISC), que também é estudante técnica de enfermagem, o curso foi uma oportunidade de relembrar cuidados para a segurança não só da vítima, mas também de quem presta o atendimento durante a emergência. “Saber desobstruir vias aéreas de um recém-nascido, para mim, foi a parte mais importante. Na hora de prestar o socorro, é preciso agir com calma para salvar a vida da criança e aquecer os nossos corações com o choro da vida. As instruções passadas pelas instrutoras foram excepcionais e eu sou muito grata a quem nos proporcionou essa extensão”, observa.

Foto: Gilson Rabelo

Segundo a professora Joilda Nery, vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva, a proposta de realização do curso surgiu a partir do interesse da própria comunidade do ISC em aprender mais sobre técnicas de primeiros socorros. “Buscamos então uma parceria junto à Escola de Enfermagem da UFBA, que ofereceu todo o suporte para a realização do curso. Tivemos grande adesão da nossa comunidade e a nossa expectativa é de abrir novas turmas já a partir do próximo semestre”, destaca.