Você já ouviu falar na PrEP? A Profilaxia Pré-exposição ao HIV consiste na tomada de um comprimido composto por dois antirretrovirais que ajudam a prevenir a infecção pelo vírus da aids. Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre a adesão ao tratamento, o PrEPara Salvador criou um vídeo de divulgação sobre os serviços oferecidos pelo projeto na capital baiana.

A sede funciona no Casarão da Diversidade, localizada no Pelourinho, Centro Histórico da cidade. O espaço é voltado para adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens, mulheres trans e travestis, entre 15 e 19 anos. Através do projeto, os adolescentes têm acesso a um programa multidisciplinar de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com destaque para a distribuição da PrEP, medicação que impede a infecção pelo vírus HIV em até 98%.

O estudo também acontece nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, com financiamento da agência Unitaid, organização internacional que investe em inovações para prevenir, diagnosticar e tratar HIV/aids. Em Salvador, o projeto é coordenado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC/UFBA) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb).