A partir de agora, você tem uma nova ferramenta para acompanhar as atividades do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. O ISC acaba de lançar o boletim “escuta!”, uma publicação bimestral com as principais notícias veiculadas no site e redes sociais do Instituto. O boletim traz ainda informações sobre editais, eventos e vídeos elaborados pela equipe de comunicação.

Para a diretora do ISC/UFBA, Isabela Cardoso de Matos Pinto, a publicação inaugura um espaço importante para o Instituto. “Cumpre um dos objetivos do nosso Plano Diretor no que se refere à Política de Comunicação do ISC. Nesse sentido, esperamos contar com a colaboração de docentes, pesquisadores, estudantes e servidores técnicos enviando sugestões, notícias e informações para dinamizar os próximos números. ”, destaca a diretora.

Nome

O nome “escuta!” faz referência a uma expressão usada no dia a dia para chamar atenção, de uma forma mais coloquial, daquilo que vamos comunicar a alguém próximo. É também um termo utilizado no âmbito da saúde coletiva para destacar um “acolhimento”. Essa escuta, portanto, pode ser compreendida como um compromisso de dar resposta às necessidades dos cidadãos que procuram os serviços de saúde. A marca, inclusive, ressalta as letras “SC” em uma alusão à saúde coletiva.

Conteúdo

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFBA, Luís Eugenio de Souza, comemora o alcance da nova ferramenta tanto para o público interno, como externo do ISC. “Com esse boletim, teremos a oportunidade de acompanhar de modo mais sistemático o muito que é produzido – em termos de pesquisa, ensino e cooperação técnica – pelos docentes, técnicos e estudantes do Instituto.”, observa.

A primeira edição do “escuta!” tem como destaque a pesquisa desenvolvida pelo ISC que aponta a imunidade à dengue como forma de proteção contra uma infecção por zika. O estudo foi publicado na Science, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, e ganhou estaque na imprensa nacional e internacional no mês de fevereiro.

O boletim também traz as críticas do presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), Leonardo Pinho, em relação à nova política de saúde mental que se desenha no país.

Os estudantes ainda podem conferir os editais que estão com inscrições abertas no ISC.

Cadastro

As edições do boletim serão enviadas diretamente para o e-mail dos estudantes, professores e funcionários do ISC. Caso não tenha recebido, basta se cadastrar enviando uma mensagem para redacaoisc@gmail.com.

Acesse aqui a primeira edição do boletim.

Boa leitura!