“Uma saúde: por uma Argentina com equidade” foi o tema do I Congresso da Associação Argentina de Saúde Pública (AASAP), que aconteceu entre os dias 31 de maio e 2 de junho, em Buenos Aires (Argentina). O evento encerrou um ciclo iniciado por dez pré-conferências realizadas em diferentes cidades do país para discussão de problemas de saúde locais e regionais. Mais de três mil pessoas participaram do Congresso, que contou com a presença dos professores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA Jairnilson Paim, Luis Eugenio de Souza e Naomar de Almeida Filho.

Ao longo dos três dias de programação, o congresso da AASAP promoveu apresentações e debates sobre temas como a resposta à pandemia de Covid-19, emergências de saúde e gestão de riscos de desastres, sistemas de saúde, envelhecimento populacional e saúde na infância, atenção primária à saúde (APS), diversidade, violência, saúde sexual e reprodutiva, saúde mental, soberania alimentar e nutrição pública, entre outros.

Presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública (WFPHA), o diretor do ISC, Luis Eugenio de Souza, integrou a mesa de abertura do congresso, no dia 31 de maio. Também participou de dois painéis – “Desafios e propostas para a saúde pública a partir de uma perspectiva latino-americana” (Desafíos y propuestas a la salud pública desde una perspectiva latinoamericana) e “Um mundo em crise: uma oportunidade para a Saúde Pública” (Un mundo en crisis: una oportunidad para la Salud Pública) – no dia 1º de junho.

No segundo dia de congresso, o professor Jairnilson Paim participou de debate sobre sistemas de saúde da América Latina (Desafíos de las transformaciones de los sistemas de salud en Latinoamérica). No mesmo dia, Naomar de Almeida Filho foi o convidado para o debate “Conceitos de Saúde Digital e a desterritorialização dos sistemas de saúde” (Conceptos de Salud Digital y la des-territorialización de sistemas de salud).