A Conferência Livre de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, construída pelo Grupo de Estudos Trabalho, Educação e Gestão em Saúde, foi realizada na última sexta-feira (14), no auditório do Instituto de Saúde Coletiva. O evento reuniu trabalhadores, gestores e usuários e culminou com a deliberação de propostas que serão apresentadas na 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia.

A mesa de debate do evento contou com a presença da Direção da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), do Conselho Estadual de Saúde e de representações do ISC. A discussão abarcou três dimensões da área – Gestão do Trabalho, Gestão da Educação e Saúde do Trabalhador –, com a formulação de propostas. Após a consolidação do texto feita pela comissão e relatores, houve votação para delegados e suplentes. Cinco propostas e uma diretriz foram eleitas e serão apresentadas e disputadas na 11ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia.

Para a comissão organizadora da conferência, que envolveu as docentes Catharina Matos e Liliana Santos e os discentes Alexsandro de Melo, Cláudia Fell, Desirée Carvalho, Dora Souza, Joseane Duarte e Juliana Oliveira, o evento foi um espaço potente e necessário para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e do controle social.