Queridos e queridas estudantes da Graduação em Saúde Coletiva

Apesar desse momento difícil, esperamos que vocês estejam bem!

Diante do recebimento de algumas solicitações de manutenção de aulas da graduação no formato virtual, decidimos escrever essa carta de esclarecimento.

Primeiramente, devemos ressaltar que seguiremos às deliberações do Conselho Universitário da UFBA, publicadas em 18/03/2020, que determinam que as atividades acadêmicas e administrativas sejam suspensas, por tempo indeterminado, em prol da preservação da saúde da nossa comunidade. Da mesma forma, seguimos as decisões tomadas pela reunião ordinária de Congregação do ISC, no dia 16/03/2020, focadas principalmente na compreensão acerca da necessidade de proteção da saúde de nossa comunidade.

Um dos argumentos para não oferecer as disciplinas em modalidade virtual é o fato de que nosso curso é presencial e que o acesso a ambientes virtuais não é uma realidade para boa parte de nossos estudantes, inclusive dada a vulnerabilidade social em que se encontram. Ademais, ressaltamos que é um período de instabilidade, pouco propício ao aprendizado formal e com um grande nível de exigência. Ressaltamos que os estudantes não serão prejudicados, visto que a própria Universidade irá deliberar a forma de reposição das aulas, tão logo voltemos à normalidade. Reforçamos que as atividades de ensino em nível de graduação e de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) estão suspensas e que as secretarias e setores administrativos do Instituto não realizarão atendimentos presenciais.

Destacamos também que boa parte do nosso corpo docente está envolvida em estudos, pesquisas e ações de cooperação técnica com os serviços de saúde e gestores da saúde, além de ações de solidariedade junto à sociedade civil, em especial às comunidades vulneráveis.

Compreendemos que este é um momento difícil e tenso para todos nós docentes, discentes e funcionários. Acreditamos que é muito importante manter nossas redes de contato, suporte e afeto e nesse sentido estamos construindo de forma criativa e solidária algumas possibilidades de encontro virtual, com o objetivo de acolher e manter nossos vínculos, além de compartilhar um conjunto de informações que vimos recebendo e produzindo.

Destacamos o papel do Observatório de Análise Política em Saúde como espaço de divulgação de informações importantes sobre o momento atual (https://www.analisepoliticaemsaude.org/oaps/).

Lembramos ainda os canais de comunicação digital do ISC/UFBA (homepage, e-mails), redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) estão ativos e que, na medida do possível, permanecerão atualizados.

Acreditamos que o mais importante neste momento é que estejamos em segurança, com saúde física e mental, enfrentando da melhor forma possível. Lembramos também que o fortalecimento das relações solidárias, visões amplas e ações integradas – que caracterizam os valores e contribuições centrais da saúde coletiva – são ainda mais necessárias neste momento em que enfrentamos um estado de emergência de saúde pública. Mais uma vez reiteramos que a qualquer momento tanto o corpo docente, quanto nossa equipe administrativa pode ser solicitada de forma virtual e está à disposição para qualquer apoio que se faça necessário. Contem conosco!

Com afeto e solidariedade, contamos com a colaboração e compreensão de todos e todas!

Colegiado de Graduação em Saúde Coletiva