Mesa de abertura contou com a presidência do Congresso, direção do ISC/UFBA, coordenação do Fórum e coordenadores de área da SC – Fotos: Fernando Gomes/Abrasco

Texto: Letícia Maçulo (Comunicação Abrasco) – Edição: Bruno C. Dias (Comunicação Abrasco)

A finalização da avaliação quadrienal de 2017-2020, definição das ações para o próximo quadriênio e a renovação da coordenação marcaram a última reunião do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Saúde Coletiva deste 2022. O encontro aconteceu na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na manhã da sexta-feira (18) e reuniu presencialmente coordenadores de 54 programas de todo o país mais demais integrantes que não puderam estar presentes por meio da plataforma Zoom.

A mesa de abertura contou com a participação da presidente do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão 2022), Isabela Cardoso, do presidente da World Federation of Public Health Associations, Luis Eugênio, representando o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA), do Coordenador do Fórum de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Abrasco, Marcelo Castellanos e Bernardo Horta, Coordenador da Área de Saúde Coletiva na CAPES e professor da UFPel.

Para Isabela Cardoso, uma palavra norteou o encontro: solidariedade. “As práticas democráticas promovem a equidade e são mais justas, esse é o papel desse Fórum: olhar para diferentes programas e suas especificidades”, afirma. “A força da Saúde Coletiva deve continuar nos unindo para os desafios postos nos últimos 4 anos: desfinanciamento, mudanças na avaliação, ameaças democráticas e atitudes discriminatórias. Com todas as dificuldades, ganhamos na defesa da democracia e estaremos juntos reconstruindo o que foi destruído nesse último período. A formação em Saúde Coletiva é nossa maior responsabilidade”, garante”, completa.

Ao apresentar os detalhes sobre a nova ficha de avaliação, Bernardo Horta defendeu uma maior presença política no Fórum. “Estamos discutindo aqui avaliação, sobrevivemos uma pandemia e um pandemônio, dois desafios.Nossa área sobreviveu e saiu fortalecida. Foi uma travessia difícil e o inimigo não foi derrotado.”, afirmou. No novo modelo, referente ao ano de 2021, a ficha apresentará critérios que focam mais na avaliação de resultados do que nos processos.

A avaliação do quadriênio 2017-2020 foi marcada por judicializações que provocaram interrupções, atrasos e incertezas, assim como inúmeras mobilizações em que o Fórum atuou em colaboração com muitas entidades e instituições em defesa da pós-graduação e do seu sistema de avaliação no Brasil. Por força judicial, não há uma divulgação pública das notas: a Capes informou cada programa sua nota na avaliação. Diante os resultados, o encontro criou um ambiente para esclarecimentos sobre o processo de avaliação.

Confira a carta aberta produzida durante a reunião

Eleição da nova coordenadora do Fórum  de pós-graduações em Saúde Coletiva

O encontro definiu também o novo nome para a renovação da coordenação do Fórum com a conclusão do período de três anos da participação de Anya Vieira Meyer, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF),

Para Anya, o saldo da sua gestão foi positivo, apesar dos desafios impostos pela pandemia. “A saúde coletiva e o fórum através de seus programas têm contribuído com profissionais de qualidade que têm apoiado a tomada de decisões na avaliação política e epidemiológica e sanitária da saúde e esse é um legado que ninguém pode contestar.”, afirma.

A plenária elegeu Elyne Montenegro Engstrom, coordenadora do Programa Profissional de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, que passa a integrar a coordenação do Fórum junto com Marcelo Castelanos (PPPGSC/ISC/UFBA) e Nelson Filice (PPGSC/FCM/Unicamp).

“Quero ajudar esse triunvirato a fortalecer os laços entre os programas e formas de se organizar para responder os novos desafios que serão apresentados aos PPG. Por ser uma representante dos cursos profissionais, temos desafios em relação à qualidade dos produtos e o debate do doutorado profissional. Representar minha instituição e trocar aprendizado com esse coletivo durante esses próximos trê anos será gratificante, um período de bastante trabalho. Estou feliz”, disse a nova coordenadora.

Assista, abaixo, à reportagem em vídeo produzida pela equipe de comunicação do ISC/UFBA: